O que é (e como faz) sequência didática?

O artigo de Denise Lino de Araújo, professora da Universidade Federal de Campina Grande, já alcançou a marca de mais de 16 mil acessos à sua versão integral, publicada no vol. 3, n.1, em 2013.

O artigo é não só o segundo mais acessados, como um dos mais citados, segundo o Google Acadêmico, com 241 citações desde 2011. Nele, a autora apresenta e discute o modelo de sequência didática proposto pela escola de Genebra; discute duas experiências que aplicaram o modelo e propõe, ao final, uma revisão do modelo, para que incorpore a noção de análise linguística.

Em linguagem clara e objetiva, Lino de Araújo (2013) oferece uma visão crítica do modelo de Sequência Didática, proposto por Dolz e colaboradores (2004), adaptando-o à realidade brasileira e abarcando a leitura/escuta, análise linguística e produção oral/escrita.

Embora, tal conceito tenha sido, em princípio, apresentado para o ensino de escrita, pode e deve ser empregada para o ensino de leitura e de análise linguística (Lino de Araújo, 2013, p.324-5)

Artigo integral: O que é (e como faz) sequência didática?

Outros artigos sobre sequência didática: