Sobre nós
Este portal abriga o periódico científico Entrepalavras (ISSN 2237-6321) e a revista de divulgação científica Ecos – Entrepalavras & coisas (ISSN a definir), ambos da Universidade Federal do Ceará (Brasil).
Entrepalavras foi gestado em uma disciplina de graduação, no segundo semestre letivo de 2010. Em 5 de maio de 2011, foi lançado oficialmente, em meio à comemoração dos 50 anos do Curso de Letras da UFC, publicando seu primeiro número em outubro do mesmo ano.
Desde o início, a revista defendeu os seguintes valores:
- Sustentabilidade: pautamos nossas ações no respeito aos recursos socioambientais, por isso a revista nasceu digital, numa época em que as demais começavam a migrar. Esse é o motivo de nossa cor ser verde.
- Integração: valorizamos a integração entre sociedade e comunidade acadêmica, por isso mantemos uma comunidade crescente no nosso perfil do Instagram @entrepalavras.
- Acessibilidade: permitimos o livre acesso aos textos integrais da Revista Entrepalavras, em que se misturam todos os níveis acadêmicos, do graduando ao doutor.
- Proatividade, Autodidatismo e Criatividade: incentivamos a livre iniciativa, o autodidatismo e a criatividade dos colaboradores na prática das nossas atividades, por crer que o saber está à disposição de todos.
- Ética: agimos, em todas as circunstâncias, regidos por princípios éticos, em relação às pessoas e ao meio-ambiente.
- Qualidade: buscamos a excelência técnica, científica, estética e artística nos produtos e serviços que oferecemos à sociedade.
- Paixão: somos comprometidos de corpo e alma com tudo que realizamos no projeto, buscando o aprimoramento constante de nossas ações.
- Inovação: apreciamos constantes desafios que estimulem a produção de novas ideias e ações.
- Colaboração: apostamos na realização coletiva de nossas atividades, visando à celebração conjunta dos méritos pelo sucesso.
Reunindo cerca de 30 pessoas voluntárias, entre editores, revisores e tradutores, Entrepalavras está indexada em bases científicas e repositórios nacionais e internacionais, a exemplo da Web of Science, e recebe contribuições de grandes pesquisadores brasileiros e estrangeiros.
Com o fim de expandir o alcance das pesquisas científicas na área da Linguagem para o grande público e, ao mesmo tempo, contribuir para o reconhecimento da importância da Linguística para a vida em sociedade, nasceu, em 2024, a Ecos, redução do nome Entrepalavras & Coisas, que alude ao mesmo tempo ao espírito ecológico que sempre nos moveu, à interação língua e mundo, como defende a Ecolinguística, e à ideia de propagação, divulgação da palavra “eco”. Lembra ainda a polêmica histórica da relação entre palavras e coisas, que recebe respostas diversas desde a Antiguidade.
Ecos se propõe a ser um veículo de popularização da ciência linguística, divulgando mensalmente resultados de pesquisas, eventos, chamadas e notícias relevantes na área de linguagem e cultura; indicando filmes, séries e livros da área; promovendo reportagens detalhadas sobre temas ligados à linguagem e à cultura. Sua equipe executiva inicial reúne alunos da graduação e da pós-graduação e professores da área. Receberá em fluxo contínuo colaborações de interessados e contará ainda com colunistas regulares.