Sequência didática para aquisição de português como segunda língua para estudantes surdos: uma proposta

Eduardo Dias da Silva

Resumo


Neste artigo desenvolvido através de um estudo qualitativo de uma pesquisa-ação, preocupamo-nos em discutir e elaborar uma sequência didática para aquisição de português como segunda língua para estudantes surdos, de forma lúdica e significativa, através do gênero textual descrição bibliográfica para que eles possam desenvolver capacidades para agir socialmente em situações acadêmicas ou profissionais específicas. Trabalhar com este gênero textual direcionado pedagogicamente em sala de aula, fazendo os estudantes surdos criarem e refletirem sobre temas próximos das suas realidades, apresentou-se como imprescindível na atualidade, pois, hoje, entendemos que uma educação de qualidade só é alcançada pelos estudantes surdos, se os professores os levam a refletir sobre situações que os rodeiam no mundo real. Entendemos que, para se atingir estes objetivos com os estudantes surdos, os professores devem fazer da sala de aula um laboratório, levantando sempre situações-problemas que instiguem os estudantes a pensar de maneira crítico-reflexiva.

Palavras-chave


Português como segunda língua. Gênero textual. Sequência didática.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321.6.6.1.168-181

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