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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

(EP) recebe trabalhos inéditos (artigos originais, resenhas e traduções para o português) de interesse da Linguística teórica ou aplicada.

Para submeter um trabalho à revista Entrepalavras, o autor deve se cadastrar no OJS- Entrepalavras e seguir os cinco passos do processo de submissão.

EP não cobra nenhuma taxa para submissão ou avaliação.

No espírito de colaboração que rege a comunidade acadêmica nas universidades públicas, a revista convida, eventualmente, os autores de artigos publicados a avaliarem manuscritos submetidos à revista, como pareceristas ad hoc.

A seguir, oferecemos diretrizes gerais para a submissão de seu trabalho. Se restarem dúvidas, você pode consultar nossa seção de FAQ ou enviar um e-mail para submissao@entrepalavras.ufc.br.

Para conhecer todas as etapas editoriais, acesse nossa política editorial.

Recomendamos ainda que conheça nosso Código de Ética e Boas Práticas.

 1) Sobre a submissão

As submissões devem ocorrer via sistema e todos os autores (no máximo, três) devem estar cadastrados e indicados como autores na submissão inicial, embora apenas um seja o responsável pela submissão e indicado para correspondência.Não será admitida inclusão de autor após o aceite.

No preenchimento dos metadados, além de nome completo e e-mail, incluir instituição de origem (onde foi feita a pesquisa apresentada no artigo); última titulação, URL do Curriculum Lattes e ID ORCID.

No preenchimento do ID ORCID,  inserir o link do ORCID sem o s de httpshttp://orcid.org/0000-0001-9595-2503

2) Sobre o trabalho a ser submetido

Podem ser submetidos para publicação trabalhos originais inéditos que se enquadrem na política editorial da revista e na chamada aberta, tragam contribuição à área da Linguística e se classifiquem nos gêneros:

  • artigos originais (apresentação de resultados de pesquisas inéditas);

  • resenhas (livros publicados no Brasil, em 1ª edição, há, no máximo, 2 anos, e no exterior, há, no máximo, 3 anos)

  • traduções (artigos ou ensaios que representem contribuição à Linguística, acompanhados de autorização do autor/periódico original 

Os trabalhos (artigos e resenhas) podem ser escritos em português, inglês, francês ou espanhol e devem ter extensão .doc ou .docx. Admite-se ainda o formato .rtf. Não serão aceitos trabalhos em outra extensão.

A revista recebe trabalhos apresentados em eventos, desde que não tenham sido publicados na íntegra em Anais.

A versão inicial deve respeitar os limites de palavras: (1) artigos e traduções: 7.000 palavras, incluindo referências, anexos e apêndices; (2) resenhas: 3.000 palavras. 

A estrutura da versão inicial do artigo deve ter:

  • Título (no máximo, 15 palavras) em português, francês ou espanhol (conforme a língua usada no corpo do texto) e em inglês;

  • Resumo (de 100 a 250 palavras) e três a cinco palavras-chaveem português, francês ou espanhol  (conforme a língua usada no corpo do texto), com inicial minúscula e separadas por ponto-e-vírgula e finalizadas por ponto;

  • Abstract e três  a cinco palavras-chave em inglês; 

  • Introdução;

  • Corpo do texto dividido em seções;

  • Considerações finais;

  • Referências (conforme a NBR 6023).

 

O nome do(s) autor(es), no máximo três, deve aparecer apenas no preenchimento dos metadados, quando da submissão. No arquivo inserido, o nome do(s) autor(es) e qualquer forma de identificação de autoria devem ser retirados para permitir a avaliação cega.

Se o autor citar trabalhos de sua autoria, deve substituir seu nome (e de eventual coautor) por XXXX tanto nas citações, como nas referências, em que também não deve incluir o título, substituindo por XXXXX e incluindo apenas data. A autocitação deve ser justificada no contexto e não deve ultrapassar o limite de 20% do total de trabalhos citados.

Não será admitido plágio, ainda que parcial. Quanto ao autoplágio, a revista admite repetições de até 20% de conteúdo teórico de outros trabalhos de mesma autoria (não será admitida repetição de objetivos, resultados e conclusões, ainda que respeite o limite percentual); recortes de monografias de conclusão de curso, dissertações e teses do mesmo autor, devidamente adaptados ao gênero artigo.

Em caso de envio de tradução, o(s) autor(es) deve(m) enviar como documentos complementares: (1) a autorização de publicação do autor do original ou do editor da primeira publicação, caso este detenha os direitos autorais; (2) o texto na língua original. Em caso de original publicado na Web, deve vir a indicação da URL no campo "Comentários ao editor". Em caso de textos originais impressos, estes devem ser escaneados e anexados como documentos complementares.

As imagens, com os devidos créditos, devem vir no corpo do texto,  legendadas e nomeadas conforme a ordenação: Figura 1, Figura 2, e assim por diante.

Serão aceitas imagens no formato .jpeg, .jpg ou .png, com resolução mínima de 300 dpi. 

Os dados apresentados em tabelas e quadros devem ter a indicação da fonte e título.

OS TRABALHOS QUE NÃO SEGUIREM ESTAS ORIENTAÇÕES SERÃO INDEFERIDOS NA AVALIAÇÃO DE DESK REVIEW.

 

3) Sobre a autoria

São aceitos trabalhos de autores de qualquer titulação. Solicita-se, todavia, que esta esteja indicada nos metadados, em 'resumo de biografia'. 

São admitidos, no máximo, três autores. Estes devem ser pessoas que contribuíram efetivamente para o trabalho e concordaram com essa indicação, pois assumirão publicamente a responsabilidade pelo conteúdo. 

Cada autor deverá submeter apenas um trabalho por chamada regular. A publicação de mais de um artigo, com a participação do mesmo autor (mesmo em coautoria), deverá obedecer ao intervalo mínimo de dois anos. 

4) Sobre a apresentação do texto

A versão final, enviada após o aceite parcial ou integral, deve ser inserida no sistema na aba “avaliação” > “versão do autor” e deve seguir os parâmetros de estilo descritos a seguir:

Número de páginas ou palavras

a) Artigos e traduções devem ter, no máximo 20 páginas (ou 7.000 palavras), incluindo referências e anexos ou apêndices. Este número poderá ser ultrapassado, em até 20%, desde que seja para atender às recomendações dos pareceristas.

b) Resenhas devem ter, no máximo, 10 páginas (ou 3.000 palavras). Entrepalavras aceita resenhas de livros de interesse da Linguística, publicados no Brasil, em 1ª edição, há, no máximo, 2 anos, e no exterior, há, no máximo, 3 anos.

Imagens

As imagens, com extensão .jpeg, jpg ou .png, devem ter resolução mínima de 300 dpi, ter indicação dos créditos e legendas, e ser inseridas no corpo do texto, com numeração sequencial: Figura 1, Figura 2 e assim por diante.

Os dados apresentados em tabelas e quadros devem ter a indicação da fonte e título.

Layout

 

Papel tamanho A4 (21 cm X 29,7 cm), com margens superior e esquerda de 3 cm e direita e inferior de 2 cm. A fonte deverá ser Montserrat, tamanho 12 no corpo do texto, parágrafo justificado com recuo de 2,0 cm e entrelinha 1,15. O arquivo não deve ter marcas de formatação (estilo, tabulações) nem numeração de páginas.

Para facilitar, você pode usar o Template atualizado.dotx (modelo Word), mas não insira, na primeira versão, dados de autoria (nomes, links ORCID e Lattes) para permitir a avaliação cega.

Instruções de uso do template:
1) Se não tiver a fonte Montserrat instalada em sua máquina, baixe gratuitamente aqui: https://fonts.google.com/specimen/Montserrat
2) Abra o template  e salve o documento com o título do seu trabalho;
3) Substitua os elementos pré-textuais (título, resumo, palavras-chave, abstract, keywords pelos seus dados e de seu trabalho). Nomes de autores, links para Lattes e ORCID só devem ser inseridos na versão pós-aceite.
4) Faça o mesmo com os elementos textuais e as referências;
5) Não altere os elementos em vermelho: cabeçalho (título e autoria), legenda bibliográfica em rodape (número, volume etc) e referência completa no final. Todos esses dados em vermelho serão alterados pela equipe executiva na etapa da diagramação;
6) Note que o template tem estilos aplicados (nomeados no final como EP, por exemplo: parágrafo EP; citação EP etc.), para facilitar a edição. Você pode visualizar todos no painel de estilos (lado direito). NÃO ALTERE OS ESTILOS EP;
7) Não insira nova paginação: esta é automática no modelo e também será ajustada pela equipe na diagramação.
8) Tabelas, gráficos e quadros: podem ser monocromáticos ou seguir o esquema de cores da EP (código hexadecimal: Verde escuro: #3A998E; Verde claro: #A9DBD5).

 

Estrutura

 

Título do artigo em português (ou na língua do artigo): não deve exceder 15 palavras e apresentar apenas a inicial maiúscula, em negrito, centralizado no alto da primeira página, em entrelinhas simples, tamanho 16, font Montserrat. Resenha não terá título, mas as referência(s) bibliográfica(s) do(s) texto(s) resenhado(s), organizada(s) de acordo com as normas da ABNT;

Título do artigo em inglês: apenas a inicial maiúscula, em itálico, centralizado, após o título em português, em entrelinha simples, tamanho 14.

Nome do autor (apenas na versão pós-aceite): por extenso, com apenas o sobrenome em maiúsculas, duas linhas abaixo do título, alinhado à direita;

Filiação (apenas na versão pós-aceite): abaixo do nome do autor, espaço simples, instituição de origem e o endereço eletrônico do autor;

Financiamento: se o autor recebeu auxílio de órgãos de fomento à pesquisa, deve indicar a agência, ao final do trabalho, antes das referências, em AGRADECIMENTOS.

Evento: em caso de trabalho apresentado em evento, devem ser informados, puxados em nota de rodapé do título, tipo de apresentação (palestra, comunicação, poster) nome do evento, local e data;

Resumo do artigo: apresentando objetivos, referencial teórico, resultados e conclusão, em fonte tamanho 10, espaço simples, sem adentramento, com extensão de 100 a 250 palavras. Resenha não terá resumo;

Palavras-chave: três ou cinco palavras-chave, correspondentes a conceitos gerais do trabalho. Resenhas também devem conter palavras-chave em português, espanhol ou francês (a depender da língua do texto) e as correspondentes em inglês. As palavras-chave devem ter inicial minúscula e ser separadas por ponto-e-vírgula e finalizadas por ponto;

Abstract: correspondente ao resumo em inglês, segue mesma formatação do resumo. No caso, da resenha, não há necessidade de abstract;

Keywords: palavras-chave em inglês;

Corpo do texto: duas linhas abaixo das palavras-chave, entrelinhas 1,15, fonte tamanho 12, justificado, adentramento de 2 cm. Subtítulos devem ser alinhados à margem esquerda;

Agradecimentos: opcionalmente, podem figurar precedidos desse subtítulo e de dois-pontos, em parágrafo único, de no máximo três linhas, justificado, sem adentramento, em espaçamento simples, duas linhas após o término do texto;

Referências: alinhadas à esquerda, sem adentramento. Deverão ser organizadas a partir dos sobrenomes dos autores (dispostos em ordem alfabética) e, no caso de um mesmo autor, na sequência cronológica de publicação dos trabalhos citados, duas linhas após o texto ou os agradecimentos. No caso de referências a duas ou mais obras de mesmo autor, o nome do autor deve ser repetido e não substituído por um traço. As referências a obras traduzidas devem trazer a indicação dos créditos de tradução. Devem seguir a NBR 6023 da ABNT. Há alguns exemplos de referências no template (veja link para download abaixo). Para normas completas sobre as referências, consultar Guia de normalização para elaboração de referências da Universidade Federal do Ceará. Compete ao autor a inclusão da referência completa de todas as obras citadas no trabalho, conforme a norma da ABNT vigente. 

Citações

Segue-se a NBR 10520 da ABNT. O autor deve ser citado entre parênteses, exclusivamente pelo sobrenome, separado por vírgula da data de publicação: (Neves, 2006).

Se houver coincidência de sobrenomes, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes: (Lima, C., 1999) e (Lima, R., 2002). Se a coincidência persistir, os prenomes devem vir por extenso: (LIMA, Cláudio, 1999) e (LIMA, Camila, 2002).

As citações de obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, devem vir discriminadas por letras minúsculas após a data, sem espaço: (Givón, 2002a, 2002b). Se o autor estiver citado no texto, apenas a data virá entre parênteses: "Neves (2006) admite mais de uma forma...".

Obras com até três autores, todos devem ter seus sobrenomes indicados, separados por ponto-e-vírgula (Martellota; Furtado; Medianeira, 2003). Se houver mais de três, indica-se o primeiro sobrenome, seguido de et. al. (Mateus et al., 1985).

Em citações diretas, a(s) página(s) deverá(ão) seguir a data, após a vírgula e a indicação p.: (Neves, 2006, p.102). Se o trecho corresponder a um intervalo de páginas, separa-se a inicial da final com hífen: (Neves, 20006, p.102-110).

A citação direta, de até três linhas, deve estar inserida em um parágrafo comum do texto, entre aspas duplas. As aspas simples serão usadas para indicar citação no interior da citação.

A citação direta, com mais de três linhas, deve constituir parágrafo autônomo, justificado, sem aspas, destacado com recuo de 4 cm da margem esquerda, em fonte Montserrat, normal, tamanho 10, espaço simples.

Destaques em citações devem ser feitos em itálico e, após o número de página da referência, deve-se usar a expressão [grifo nosso] entre colchetes.

As citações em línguas estrangeiras devem ser traduzidas no corpo do texto com remissão à nota de rodapé em que será transcrito o trecho original. Não há necessidade de indicar que a autoria da tradução é do(s) autor(es) do artigo.

Trechos de outras obras do próprio autor devem ser devidamente referenciados. A autocitação deve ser justificada no contexto e não deve ultrapassar o limite de 20% do total de trabalhos citados.

Para mais detalhes atualizados sobre citações, consulte o Guia de normalização para elaboração de citações.

Notas: devem ser colocadas ao pé da página e numeradas sequencialmente.

Templates

Baixe o template para artigo (está como modelo do Word, ao abrir, automaticamente o Word criará um novo documento).

Template atualizado.dotx (modelo Word)

Instruções de uso:
1) Se não tiver a fonte Montserrat instalada em sua máquina, baixe gratuitamente aqui: https://fonts.google.com/specimen/Montserrat
2) Abra o template  e salve o documento com o título do seu trabalho;
3) Substitua os elementos pré-textuais (título, autores, links para Lattes e ORCID, resumo, palavras-chave, abstract, keywords pelos seus dados e de seu trabalho;
4) Faça o mesmo com os elementos textuais e as referências;
5) Não altere os elementos em vermelho: cabeçalho (título e autoria), legenda bibliográfica em rodape (número, volume etc) e referência completa no final. Todos esses dados em vermelho serão alterados pela equipe executiva na etapa da diagramação;
6) Note que o template tem estilos aplicados (nomeados no final como EP, por exemplo: parágrafo EP; citação EP etc.), para facilitar a edição. Você pode visualizar todos no painel de estilos (lado direito). NÃO ALTERE OS ESTILOS EP;
7) Não insira nova paginação: esta é automática no modelo e também será ajustada pela equipe na diagramação.

 

 

 

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O tema abordado se enquadra na temática da seção escolhida.

  2. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

  3. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF, respeitando-se os limites de palavras: 7000 para artigos e traduções e 3.000 para resenhas.

  4. O nome do(s) autor(es) e qualquer forma de identificação foram retirados do texto para garantir a avaliação cega.

  5. Nos metadados, estão indicados como autores todos e somente aqueles que contribuíram efetivamente para a elaboração do trabalho, respeitando-se o limite máximo de três autores.

  6. A redação do texto é responsabilidade dos autores indicados e não de alguma ferramenta de inteligência artificial, como ChatGPT e outras.

     

     
 

Declaração de Direito Autoral

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c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado

 

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