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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Entrepalavras (EP) recebe trabalhos inéditos (artigos originais, resenhas e traduções para o português) de interesse da Linguística teórica ou aplicada.

Para submeter um trabalho à revista Entrepalavras, o autor deve se cadastrar no OJS- Entrepalavras e seguir os cinco passos do processo de submissão.

EP não cobra nenhuma taxa para submissão ou avaliação. A partir de 27 de julho de 2020, os autores dos artigos aprovados passarão a contribuir com a taxa de R$ 10,00 para cobrir os custos de emissão do número DOI pela ABEC/CrossRef. A taxa deverá ser paga na fase final de editoração, leitura de provas, quando o autor receberá as orientações de como deve proceder para efetuar o pagamento. Ressaltamos que o pagamento do referido identificador (DOI) é condição para a publicação do artigo e que o valor a ser pago é destinado exclusiva e integralmente ao pagamento da emissão do DOI a instituições terceirizadas, no caso, a ABEC (representante da CrossRef no Brasil) e a CrossRef (agência internacional responsável pela emissão de DOI).

No espírito de colaboração que rege a comunidade acadêmica nas universidades públicas, a revista convida, eventualmente, os autores de artigos publicados a avaliarem manuscritos submetidos à revista, como pareceristas ad hoc.

A seguir, oferecemos diretrizes gerais para a submissão de seu trabalho. Se restarem dúvidas, você pode consultar nossa seção de FAQ ou enviar um e-mail para submissao@entrepalavras.ufc.br.

Para conhecer todas as etapas editoriais, acesse nossa política editorial.

Recomendamos ainda que conheça nosso Código de Ética e Boas Práticas.

 1) Sobre a submissão

As submissões devem ocorrer via sistema e todos os autores (no máximo, três) devem estar cadastrados e indicados como autores na submissão inicial, embora apenas um seja o responsável pela submissão e indicado para correspondência. Não será admitida inclusão de autor após o aceite.

No preenchimento dos metadados, além de nome completo e e-mail, incluir instituição de origem (onde foi feita a pesquisa apresentada no artigo); última titulação, URL do Curriculum Lattes e ID ORCID.

No preenchimento do ID ORCID,  inserir o link do ORCID sem o s de httpshttp://orcid.org/0000-0001-9595-2503

2) Sobre o trabalho a ser submetido

Podem ser submetidos para publicação trabalhos originais inéditos que se enquadrem na política editorial da revista, tragam contribuição à área da Linguística e se classifiquem nos gêneros:

  • artigos originais (apresentação de resultados de pesquisas inéditas);
  • resenhas (livros publicados no Brasil, em 1ª edição, há, no máximo, 2 anos, e no exterior, há, no máximo, 3 anos);
  • traduções (artigos ou ensaios que representem contribuição à Linguística, acompanhados de autorização do autor/periódico original).

Os trabalhos (artigos e resenhas) podem ser escritos em português, inglês, francês ou espanhol e devem ter extensão .doc ou .docx. Admite-se ainda o formato .rtf.

A revista recebe trabalhos apresentados em eventos, desde que não tenham sido publicados na íntegra em Anais.

A versão inicial deve respeitar os limites de palavras: (1) artigos e traduções: 7.000 palavras, incluindo referências, anexos e apêndices; (2) resenhas: 3.000 palavras. 

A estrutura da versão inicial do artigo deve ter:

  • Título (no máximo, 15 palavras) em português, francês ou espanhol (conforme a língua usada no corpo do texto) e em inglês;
  • Resumo (de 100 a 250 palavras) e três a cinco palavras-chave em português, francês ou espanhol  (conforme a língua usada no corpo do texto);
  • Abstract e três  a cinco palavras-chave em inglês; 
  • Introdução;
  • Corpo do texto dividido em seções;
  • Considerações finais;
  • Referências (conforme a NBR6023).

O nome do(s) autor(es), no máximo três, deve aparecer apenas no preenchimento dos metadados, quando da submissão. No arquivo inserido, o nome do(s) autor(es) e qualquer forma de identificação de autoria devem ser retirados para permitir a avaliação cega.

Se o autor citar trabalhos de sua autoria, deve substituir seu nome (e de eventual coautor) por XXXX tanto nas citações, como nas referências, em que também não deve incluir o título, substituindo por XXXXX e incluindo apenas data. A autocitação deve ser justificada no contexto e não deve ultrapassar o limite de 20% do total de trabalhos citados.

Não será admitido plágio, ainda que parcial. Quanto ao autoplágio, a revista admite repetições de até 30% de conteúdo teórico de outros trabalhos de mesma autoria (não será admitida repetição de objetivos, resultados e conclusões, ainda que respeite o limite percentual); recortes de monografias de conclusão de curso, dissertações e teses do mesmo autor, devidamente adaptados ao gênero artigo.

Em caso de envio de tradução, o(s) autor(es) deve(m) enviar como documentos complementares: (1) a autorização de publicação do autor do original ou do editor da primeira publicação, caso este detenha os direitos autorais; (2) o texto na língua original. Em caso de original publicado na Web, deve vir a indicação da URL no campo "Comentários ao editor". Em caso de textos originais impressos, estes devem ser escaneados e anexados como documentos complementares.

As imagens, com os devidos créditos, devem vir no corpo do texto,  legendadas e nomeadas conforme a ordenação: Figura 1, Figura 2, e assim por diante.

Serão aceitas imagens no formato .jpeg, .jpg ou .png, com resolução mínima de 300 dpi. 

Os dados apresentados em tabelas e quadros devem ter a indicação da fonte e título.

OS TRABALHOS QUE NÃO SEGUIREM ESTAS ORIENTAÇÕES SERÃO INDEFERIDOS NA AVALIAÇÃO DE DESK REVIEW.

 

3) Sobre a autoria

São aceitos trabalhos de autores de qualquer titulação. Solicita-se, todavia, que esta esteja indicada nos metadados, em 'resumo de biografia'. 

São admitidos, no máximo, três autores. Estes devem ser pessoas que contribuíram efetivamente para o trabalho e concordaram com essa indicação, pois assumirão publicamente a responsabilidade pelo conteúdo

Cada autor deverá submeter apenas um trabalho por chamada regular. A publicação de mais de um artigo, com a participação do mesmo autor (mesmo em coautoria), deverá obedecer ao intervalo mínimo de dois anos

4) Sobre a versão pós-aceite

 A versão final, enviada após o aceite parcial ou integral, deve ser inserida no sistema na aba “avaliação” > “versão do autor” e deve seguir os parâmetros de estilo descritos a seguir:

 Número de páginas ou palavras

a) Artigos e traduções devem ter, no máximo 20 páginas (ou 7.000 palavras), incluindo referências e anexos ou apêndices. Este número poderá ser ultrapassado, em até 20%, desde que seja para atender às recomendações dos pareceristas.

b) Resenhas devem ter, no máximo, 10 páginas (ou 3.000 palavras). Entrepalavras aceita resenhas de livros de interesse da Linguística, publicados no Brasil, em 1ª edição, há, no máximo, 2 anos, e no exterior, há, no máximo, 3 anos.

Imagens

As imagens, com extensão .jpeg, jpg ou .png, devem ter resolução mínima de 300 dpi, ter indicação dos créditos e legendas, e ser inseridas no corpo do texto, com numeração sequencial: Figura 1, Figura 2 e assim por diante.

Os dados apresentados em tabelas e quadros devem ter a indicação da fonte e título.

Apresentação

Papel tamanho A4 (21 cm X 29,7 cm), com margens superior e esquerda de 3 cm e direita e inferior de 2 cm. A fonte deverá ser Verdana, tamanho 12, espaçamento 1,5, parágrafo justificado com recuo de 1,5 cm e entrelinha 1,5. O arquivo não deve ter marcas de formatação (estilo, tabulações) nem numeração de páginas.

Estrutura

Título do artigo em português (ou na língua do artigo): não deve exceder 15 palavras e apresentar apenas a inicial maiúscula, em negrito, centralizado no alto da primeira página, em entrelinhas simples, tamanho 14. Resenha não terá título, mas as referência(s) bibliográfica(s) do(s) texto(s) resenhado(s), organizada(s) de acordo com as normas da ABNT;

Título do artigo em inglês: apenas a inicial maiúscula, em itálico, centralizado, após o título em português, em entrelinha simples, tamanho 14.

Nome do autor: por extenso, com apenas o sobrenome em maiúsculas, duas linhas abaixo do título, alinhado à direita;

Filiação: em nota de rodapé, puxada do sobrenome do autor, na qual constem titulação, instituição de origem, cidade e estado e o endereço eletrônico do autor;

Financiamento: se o autor recebeu auxílio de órgãos de fomento à pesquisa, deve indicar a agência, em nota de rodapé.

Evento: em caso de trabalho apresentado em evento, devem ser informados, em nota de rodapé, puxada do título, tipo de apresentação (palestra, comunicação, poster) nome do evento, local e data;

Resumo do artigo: apresentando objetivos, referencial teórico, resultados e conclusão, em fonte tamanho 10, espaço simples, sem adentramento, com extensão de 100 a 250 palavras. Resenha não terá resumo;

Palavras-chave: três palavras-chave, correspondentes a conceitos gerais do trabalho. Resenhas também devem conter palavras-chave em português, espanhol ou francês (a depender da língua do texto) e as correspondentes em inglês;

Abstract: correspondente ao resumo em inglês, segue mesma formatação do resumo. No caso, da resenha, não há necessidade de abstract;

Keywords: palavras-chave em inglês;

Corpo do texto: duas linhas abaixo das palavras-chave, entrelinhas 1,5, fonte tamanho 12, justificado, adentramento de 1,5. Subtítulos devem ser alinhados à margem esquerda;

Agradecimentos: opcionalmente, podem figurar precedidos desse subtítulo e de dois-pontos, em parágrafo único, de no máximo três linhas, justificado, sem adentramento, em espaçamento simples, duas linhas após o término do texto;

Referências: alinhadas à esquerda, sem adentramento. Deverão ser organizadas a partir dos sobrenomes dos autores (dispostos em ordem alfabética) e, no caso de um mesmo autor, na sequência cronológica de publicação dos trabalhos citados, duas linhas após o texto ou os agradecimentos. No caso de referências a duas ou mais obras de mesmo autor, o nome do autor deve ser repetido e não substituído por um traço. As referências a obras traduzidas devem trazer a indicação dos créditos de tradução. Devem seguir a NBR6023 da ABNT. Há alguns exemplos de referências no template (veja link para download abaixo). Para normas completas sobre as referências, consultar Normas para Apresentação de Trabalhos Acadêmicos da Universidade Federal do Ceará.

Citações

Segue-se a NBR 10520 da ABNT. O autor deve ser citado entre parênteses, exclusivamente pelo sobrenome, separado por vírgula da data de publicação: (NEVES, 2006).

Se houver coincidência de sobrenomes, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes: (LIMA, C., 1999) e (LIMA, R., 2002). Se a coincidência persistir, os prenomes devem vir por extenso: (LIMA, Cláudio, 1999) e (LIMA, Camila, 2002).

As citações de obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, devem vir discriminadas por letras minúsculas após a data, sem espaço: (GIVÓN, 2002a, 2002b). Se o autor estiver citado no texto, apenas a data virá entre parênteses: "Neves (2006) admite mais de uma forma...".

Obras com até três autores, todos devem ter seus sobrenomes indicados, separados por ponto-e-vírgula (MARTELLOTA; FURTADO; MEDIANEIRA, 2003). Se houver mais de três, indica-se o primeiro sobrenome, seguido de et. al. (MATEUS et al., 1985).

Em citações diretas, a(s) página(s) deverá(ão) seguir a data, após a vírgula e a indicação p.: (NEVES, 2006, p.102). Se o trecho corresponder a um intervalo de páginas, separa-se a inicial da final com hífen: (NEVES, 20006, p.102-110).

A citação direta, de até três linhas, deve estar inserida em um parágrafo comum do texto, entre aspas duplas. As aspas simples serão usadas para indicar citação no interior da citação.

A citação direta, com mais de três linhas, deve constituir parágrafo autônomo, justificado, sem aspas, destacado com recuo de 4 cm da margem esquerda, em fonte Verdana, normal, tamanho 10, espaço simples.

Destaques em citações devem ser feitos em itálico e, após o número de página da referência, deve-se usar a expressão [grifo nosso] entre colchetes.

As citações em línguas estrangeiras devem ser traduzidas no corpo do texto com remissão à nota de rodapé em que será transcrito o trecho original. Não há necessidade de indicar que a autoria da tradução é do(s) autor(es) do artigo.

Trechos de outras obras do próprio autor devem ser devidamente referenciados. A autocitação deve ser justificada no contexto e não deve ultrapassar o limite de 20% do total de trabalhos citados.

Para mais detalhes atualizados sobre citações, consulte o Guia de normalização para elaboração de citações.

Notas: devem ser colocadas ao pé da página e numeradas sequencialmente.

Templates

Baixe os templates para artigo e resenha:

Artigo - versão .doc
Artigo - versão .docx
Resenha - versão .doc
Resenha - versão .docx

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O tema abordado se enquadra na temática da seção escolhida.

  2. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

  3. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF, respeitando-se os limites de palavras: 7000 para artigos e traduções e 3.000 para resenhas.

  4. O nome do(s) autor(es) e qualquer forma de identificação foram retirados do texto para garantir a avaliação cega.

  5. Nos metadados, estão indicados como autores todos e somente aqueles que contribuíram efetivamente para a elaboração do trabalho, respeitando-se o limite máximo de três autores.

  6. A publicação do artigo, se aprovado, dependerá do pagamento do custo do número DOI pelo autor, no valor de R$ 10,00.
 

Declaração de Direito Autoral

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