Entrepalavras, revista vinculada ao Departamento de Letras Vernáculas e ao Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará, é um periódico acadêmico-científico dedicado a divulgar trabalhos originais e inéditos de interesse da Linguística, de caráter teórico ou aplicado, produzidos por graduandos, graduados e pós-graduados de universidades nacionais ou estrangeiras.
Entrepalavras não cobra taxa de processamento de artigos (submissão e avaliação).
Alinhada aos princípio da ciência aberta, Entrepalavras permite livre acesso a todo o conteúdo das edições aos leitores.
No espírito de colaboração que rege a comunidade acadêmica nas universidades públicas, a revista convida, eventualmente, os autores de artigos publicados a avaliarem manuscritos submetidos à revista, como pareceristas ad hoc.
De periodicidade quadrimestral até 2024, a revista passou a publicar um único volume anual, dividido em uma seção vária e até três seções temáticas, organizadas por editores convidados. As submissões para a seção vária ocorrem em fluxo contínuo; já as submissões para as seções temáticas devem respeitar o prazo de submissão indicado na chamada.
Podem ser submetidos para publicação trabalhos originais inéditos que se enquadrem na política editorial da revista e se classifiquem nos gêneros:
Os manuscritos deferidos na submissão (análise de desk review) são avaliados por membros do Conselho Consultivo e eventualmente por consultores ad hoc no sistema de avaliação por pares cega (double blind review), em que são preservadas as identidades dos autores e dos pareceristas. Os trabalhos aprovados são revistos por uma equipe de revisores para ajustes formais e publicados na modalidade publicação contínua (seção vária).
Em continuidade à obra “Sociolinguística: interfaces e aplicações”, propomos, para este dossiê, a apresentação de pesquisas que exploram outras conexões teórico-metodológicas a partir do aparato clássico da Sociolinguística, bem como novos campos de aplicação, com o propósito de apresentar ao leitor o amplo domínio de atuação da Sociolinguística contemporânea. São bem-vindas articulações teóricas, práticas interdisciplinares e aplicações em diversos campos do saber, que tenham a Sociolinguística como ponto de partida ou de chegada, como parceira teórica ou metodológica, ou como fio condutor da análise para a compreensão da variação e da mudança. Por meio de interfaces e aplicações, objetivamos mostrar a vitalidade da Sociolinguística: ao passo que mantém suas premissas básicas, adequa-se aos novos tempos.
Editores convidados:
Márluce Coan (UNILA)
Valdecy de Oliveira Pontes (UFC)
Hebe Macedo de Carvalho (UFC).
Submissões: 19/09/25 a 19/01/26
Publicação: volume 16 (2026)
Seção que recebe, em fluxo contínuo, artigos científicos derivados de pesquisas empíricas sobre descrição e análise linguística de línguas naturais.
EditoresSeção dedicada a artigos científicos derivados de pesquisas na área de Linguística Textual e as várias vertentes de análise do discurso.
Submissão em fluxo contínuo.
Editores
Seção que recebe, em fluxo contínuo, artigos científicos resultantes de pesquisas em áreas do interesse da Linguística Aplicada.
EditoresEntrepalavras: Revista de Linguística do Departamento de Letras Vernáculas - UFC aceita trabalhos inéditos produzidos por graduandos, graduados e pós-graduados, na forma de artigos originais, resenhas e traduções de interesse da área de Linguística, de caráter teórico ou aplicado, em subáreas como Teoria e Análise Linguística, Linguística Aplicada, Linguística Histórica, Sociolinguística e Dialetologia, Linguística Textual, Análise do Discurso, Semiótica Discursiva, Psicolinguística, Aquisição da Linguagem, Linguística Cognitiva, Lexicografia e Lexicologia, Semântica, Pragmática.
Este periódico adota as práticas de boa conduta em pesquisa científica anunciadas pelo CNPq em suas diretrizes, e internacionalmente pelo Committee on Publication Ethics (COPE).
Para tanto, os trabalhos são analisados quanto ao ineditismo por meio de software antiplágio e por análise manual, em dois momentos: antes da avaliação de mérito e logo antes da publicação.
Não será admitido plágio, ainda que parcial. Quanto ao autoplágio, a revista admite repetições de até 20% de conteúdo teórico de outros artigos de mesma autoria (não será admitida repetição de objetivos, resultados e conclusões, ainda que respeite o limite percentual); recortes de monografias de conclusão de curso, dissertações e teses do mesmo autor, devidamente adaptados ao gênero artigo. Serão aceitos ainda trabalhos apresentados em eventos, desde que não tenham sido publicados na íntegra em Anais e seja mencionada a apresentação prévia.
Os trabalhos que não atenderem ao requisito de ineditismo serão recusados em qualquer das fases. Para saber mais sobre essa questão, leia a Cartilha do Plágio Acadêmico da UFF.
Os trabalhos serão avaliados, anonimamente, por, pelo menos, dois membros do Conselho Consultivo ou consultores ad hoc, que poderão sugerir ao autor modificações. Em casos de extrema discrepância entre os dois pareceres, será solicitada uma terceira opinião. Depois da análise, os pareceres serão encaminhados aos autores juntamente com instruções para modificações, quando for o caso.
Os pareceres auxiliam a decisão editorial, todavia, esta compete aos editores, que, guiados pela política editoral e pela observância do Código de Ética e Boas Práticas, são responsáveis por decidir quais dos artigos submetidos à revista devem ser publicados.
A decisão editorial assumirá uma das quatro formas:
1) Aceitação integral: o manuscrito passará para a fase de edição e o autor será notificado.
2) Aceitação condicional: o autor deverá atender às mudanças sugeridas e ao prazo concedido para envio da segunda versão (em geral de uma a duas semanas). O manuscrito continuará ativo no sistema da EP.
3) Ressubmissão: o autor terá um prazo maior para fazer as alterações e ressubmeter o trabalho, que será novamente avaliado pelos mesmos e/ou por outros avaliadores da primeira rodada. O manuscrito continuará ativo no sistema da EP e não deverá submetido a outro periódico, a não ser que o autor solicite a retirada da submissão.
4) Rejeição: o autor receberá os pareceres com a justificativa do motivo de o trabalho não ter sido aceito para publicação na EP e ficará livre para ressubmeter o trabalho a este ou a outro periódico, atendendo às mudanças sugeridas. O manuscrito ficará arquivado no sistema da EP.
Os textos aprovados serão encaminhados para publicação, desde que as modificações sugeridas, se houver, sejam atendidas pelo autor e que os prazos para envio sejam respeitados. Os trabalhos serão publicados integralmente em formato PDF e ficarão disponíveis para acesso e cópia grátis neste site.
Aqueles que não se enquadrarem nas normas da revista serão arquivados.
Os dados e conceitos emitidos, bem como a exatidão das referências são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ficam concedidos à revista os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados com base na licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0, Os autores são livres para publicar e distribuir o trabalho online em outros repositórios ou página pessoal, desde que indiquem a revista como publicação inicial.
ETAPAS EDITORIAIS
1. Desk review
Após a submissão, os trabalhos são avaliados pelos editores que observam se o manuscrito atende à política editorial da revista, ao escopo e foco, ao gênero pretendido, ao grau de profundidade esperado para uma publicação científica, ao nível de linguagem apropriado a um trabalho científico, à originalidade. Os trabalhos indeferidos nessa fase serão arquivados e os autores notificados. Período médio para resposta, em caso de indeferimento: 15 dias.
2. Análise de ineditismo I
Após a submissão, os trabalhos também são avaliados quanto ao ineditismo, primeiramente por análise automática, em seguida, por conferência manual. Os trabalhos indeferidos nessa fase serão arquivados e os autores notificados. A prática de plágio ocasiona rejeição do artigo em qualquer de suas fases, antes ou após publicação. Essa prática pode levar ao bloqueio de nova submissão por quatro anos.
3. Double-blind peer review
Os trabalhos deferidos nas duas fases anteriores seguirão para análise por, pelo menos, dois avaliadores especialistas, que não terão acesso aos metadados dos autores nem estes terão acesso aos nomes dos avaliadores (avaliação duplamente cega). A análise avaliará a contribuição do trabalho para a área da Linguística que justifique sua publicação e considera, resumidamente:
3.1 Se o título é c
3.2 Se o resumo i
3.3 Se as palavras-chave c
3.4 Se a introdução i
3.5 Se no referencial teórico, oarato teórico está bem relacionado aos objetivos da pesquisa, se o
3.6 Se o
3.7 Se a
3.8 Se a conclusão a
3.9 Se a
3.10 Se a linguagem o
4. Notificação aos autores
Os autores serão notificados por e-mail, via sistema, sobre o resultado da avaliação (cabe aos autores, acompanharem o processo de avaliação e edição no sistema). O tempo médio para esta resposta são quatro meses, podendo ser maior ou menor conforme uma série de fatores que independem da equipe executiva: necessidade de terceiro ou quarto avaliador, demora na entrega dos pareceres, alto volume editorial etc.
EP não se responsabiliza por mensagens não entregues por problemas técnicos, filtros de spam dos provedores, endereços de e-mail desatualizados etc.). Quando recusado, o trabalho é arquivado. Quando aceito com modificações, é dado um prazo ao autor (em média, 7 a 10 dias), para entrega da segunda versão.
Para saber a edição para a qual o manuscrito foi aprovado, basta acessar a aba: fluxo editorial.
5. Edição de texto
A segunda versão é avaliada quanto ao atendimento às recomendações dos pareceristas e editores. Se o autor não atendeu às recomendações, o trabalho é arquivado e o autor notificado. Se foram feitas todas as modificações ou a maioria delas, o trabalho segue para a edição de texto. No segundo caso, antes de ser editado, o texto volta para o autor proceder à alteração recomendada e não realizada. A edição de texto tem três etapas. Na primeira, o editor de texto revisa o texto quanto à norma gramatical e ortográfica e quanto à ABNT. O texto é devolvido ao autor para avaliar as alterações marcadas no texto e responder a eventuais comentários do editor de texto. Na segunda etapa, o autor avalia a edição de texto, atende a eventuais solicitações feitas em comentários nas margens do próprio arquivo (ajustes textuais, inclusão de elementos obrigatórios conforme a ABNT em citações ou referências etc.) e reenvia o arquivo via sistema. O autor tem 7 dias para concluir esta etapa. Na terceira, o editor de texto recebe o arquivo avaliado pelo autor, confere, retira as marcas de edição e envia para a diagramação.
6. Análise de ineditismo II
A segunda versão do autor é avaliada novamente quanto ao ineditismo. Caso o manuscrito tenha sido publicado em outro periódico ou livro, o trabalho será arquivado e o autor notificado. A falta de ineditismo pode levar à rejeição do artigo em qualquer de suas fases, até mesmo após publicação.
7. Diagramação
Os trabalhos são diagramados para posterior publicação. É constituída de duas etapas. Na primeira, o diagramador faz a diagramação do trabalho e gera a versão PDF. Na segunda, os autores devem fazer a leitura de provas no PDF. Esta consiste em corrigir eventuais erros de ortografia, gramática e formatação. Os autores têm 7 dias para concluir esta fase pré-publicação.
Atrasos nesta etapa podem levar o artigo a ser programado para a próxima edição ou a ser arquivado.
8. Publicação ahead of print
Os trabalhos diagramados são publicados separadamente na versão ahead do número temático, conforme o processo de edição for sendo concluso. Os artigos estarão ainda sem numeração de página e o número DOI ainda não estará ativo. Esse tipo de publicação pode ocorrer em números especiais.
9. Publicação contínua
Os trabalhos diagramados são publicados isolada e continuamente, em sua versão definitiva e com número DOI, até que se atinja o número máximo de artigos por edição (15) ou a data de fechamento do número (último mês do quadrimestre), o que acontecer primeiro.
10. Publicação da edição
Os trabalhos publicados em ahead of print são reunidos em um número completo, com numeração de página e número DOI, depositado na CrossRef.
Os números publicados na modalidade contínua recebem capa e páginas pré-textuais ao final do período ou quando atingirem o máximo de artigos publicados.
Entrepalavras recebe artigos e resenhas publicando-os em fluxo contínuo (publicação dos trabalhos aprovados, revisados e diagramados, antes da composição final de uma edição) em um único volume anual em três números até 2024 e, em um único volume anual, a partir de 2025.
As edições publicadas de 2011 a 2024 encontram-se nesta plataforma. A partir de 2025, os volumes publicados encontram-se no Portal de Periódicos da UFC.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, sem período de embargo, sem necessidade de registro. A revista classifica-se como "acesso aberto diamante (Diamond OA)", pois os resultados das pesquisas estão disponíveis abertamente, sem cobrança de taxas aos autores ou leitores.
Entrepalavras cumpre, assim, a definição de acesso aberto do DOAJ:
"...periódicos em que o detentor dos direitos autorais de um trabalho acadêmico concede direitos de uso a outros usando uma licença aberta (Creative Commons ou equivalente), permitindo o acesso gratuito imediato ao trabalho e permitindo que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima , pesquise ou crie links para os textos completos dos artigos, rastreie-os para indexação, passe-os como dados para o software ou use-os para qualquer outra finalidade legal.
A revista adota a Licença Creative Commons (CC BY NC), a seguir descrita.
Atribuição Creative Commons (CC BY NC)
Todos artigos são publicados sob os termos da licença Creative Commons Attribution (CC BY NC 4.0). Sob esta licença, os autores mantêm a propriedade dos direitos autorais de seu conteúdo, mas permitem que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
Direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...
Entrepalavras participa da Rede Cariniana, Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital, do IBICT, que preserva o acervo digital dos arquivos.
Entrepalavras foi classificada na avaliação da Capes (2013-2016) como B1.
Quanto à avaliação de 2017-2020, considerando os dados expostos a seguir, aguardamos análise da Comissão da Capes.
Segundo o Relatório da Avaliação da área (p.4-7), a área optou pelos índices fornecidos pelo Google Scholar (h5), e, em caso de ausência de dados nesta plataforma, pelo aplicativo Publish or Perish.
Entrepalavras mantém perfil no Google Scholar, no qual apresenta índice h5= 8 (2017-2020). Nas métricas de citações do Google Scholar, o h5 da revista Entrepalavras é igual a 6, e a mediana h5 é igual a 9. Já no Publish or Perish, no recorte temporal 2017-2020, Entrepalavras apresenta índice h=7.
São índices variados, iguais ou maiores a de várias outras revistas da área, avaliadas como A no mesmo período.
A Comissão considerou ainda alguns critérios de ajustes que podiam implicar subida ou descida de até dois níveis (na avaliação de 2019, não publicada oficialmente, Entrepalavras figurava como A4).
Entrepalavras não se encaixa em nenhum dos critérios de descida de nível, e atende a mais de um critério de subida de nível, segundo o relatório:
Apesar de o Conselho Consultivo da Entrepalavras ser renovado constantemente, recorre-se, vez ou outra, à colaboração valiosa de pareceristas ad hoc, para atender à especificidade do tema ou suprir carência quando a demanda é muito alta para a equipe.
Os pareceristas ad hoc que atuaram na EP estão listados a seguir por ano de atuação. A lista completa de todos os avaliadores por edição consta do expediente de cada número publicado. Já a lista dos conselheiros que atuam regularmente pode ser consultada aqui: Equipe Editorial.
Os editores da EP são extremamente gratos a todos os que doaram seu tempo à avaliação de manuscritos, retribuindo, de certo modo, o tempo de outros colegas anônimos que avaliam seus trabalhos quando estão no papel de autores.
2012
2013
2014
2015
2016
2017
2018