O artigo produzido por Natália Sousa Lopes e Laryssa Nunes Moura, ambas, na época, graduandas em Letras – Português/Espanhol pela Universidade Federal do Ceará (UFC), apresenta os critérios utilizados para a classificação das palavras, tendo em vista, a análise de quatro gramáticas tradicionais. Publicado em 2012, o artigo já foi acessado 6.209 vezes, o que mostra o interesse pelo velho tema da classificação vocabular.

As autoras traçam uma linha do tempo da formação das classes gramaticais, a qual vai desde a antiguidade com os estudos de filósofos, como Platão e Aristóteles, até a contemporaneidade com os estudos de professores como Camara Jr. e Perini. Além disso, discutem a problemática das dez classes gramaticais propostas pela Nomenclatura Gramatical Brasileira (NGB), pois, segundo Perini (1996), não trazem conceitos claros e objetivos.

Fotografia de livros

Na pesquisa, foram aplicados os critérios para classificação das palavras (semântico, formal, funcional, distribucional ou a combinação destes) às quatro gramáticas tradicionais: Nova gramática do português contemporâneo (CUNHA e CINTRA, 2008); Gramática da língua portuguesa (CIPRO NETO e INFANTE, 2003); Novíssima Gramática da Língua portuguesa (CEGALA, 1997) e Gramática & Literatura (TERRA e NICOLA, 2000). O resultado da análise foi uma maior utilização do critério semântico que, aplicado de maneira isolada, não demonstra ser efetivo.

Podemos observar que o critério semântico não é considerado por estudiosos e linguistas o mais adequado, pois traz conceitos vagos como “nomeia os seres” para substantivo, não sendo satisfatório para a compreensão de estudiosos da língua portuguesa  (Lopes; Moura, 2012, p.55).

O objetivo da pesquisa foi deixar evidente a importância da compreensão dos critérios utilizados pelas gramáticas tradicionais para a classificação das palavras, pois critérios de classificação claros auxiliariam alunos da educação básica a terem mais facilidade de compreender a língua portuguesa.

Serviço

Artigo integral: Os diferentes critérios utilizados para classificação de palavras nas gramáticas tradicionais

Outros artigos sobre classes gramaticais