A produção escrita do professor de língua portuguesa em formação da UFPA Campus Marajó-Breves
Resumo
Este texto apresenta um recorte de uma pesquisa que desenvolvemos sobre a escrita de futuros professores e a sua relação com a produção de conhecimento nas universidades. Apresentamos o estudo desenvolvido com discentes da turma de Letras\intervalar (Língua Portuguesa) da disciplina de Estágio III - que foi ministrada na Universidade Federal do Pará (UFPA) campus de Marajó-Breves. Nossa pesquisa procura discutir a produção escrita universitária a partir da perspectiva da análise do discurso e se configura como uma pesquisa ação. Embasamo-nos no princípio do dialogismo de Bakhtin/Volochinov (2010) e nos conceitos de polifonia encontrados em Bakhtin (2015) e Ducrot (1987). Nosso objetivo geral consiste em relacionar a constituição linguística do relatório de estágio, que pode produzir sentidos que tendem a ser polifônicos ou monológicos, e os processos de produção de conhecimento. Analisamos o excerto de um relatório de estágio no qual identificamos um discurso de caráter monológico. A partir daí, concluímos que a constituição linguística interfere na construção de conhecimento na medida em que prejudica a análise do papel do aluno no estágio e sobre o assunto abordado em sala de aula.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHINOV, V. N. A interação Verbal. In. ______. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 14 ed., São Paulo: HUCITEC, 2010, p. 114-132.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In. ______. A estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p.261-306.
______. Problemas da poética de Dostoiévski. 5ª ed., São Paulo: Forense Universitária, 2015.
CNPq (458449/2014-8)(Chamada Universal MCTI/CNPq nº 14/2014). Projeto de Pesquisa: A escrita sobre as práticas de ensino em licenciaturas do Brasil, da Costa Rica e de Honduras: registro, análise e produção de conhecimento (FAIRCHILD, Thomas Massao). Brasil, Costa Rica e Honduras: 2014.
DUCROT, Oswald. Esboço de uma teoria polifônica da enunciação. In. ______. O dizer e o dito. Campinas, São Paulo: Pontes, 1987, p. 161-222.
DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321.7.7.1.519-532
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Entrepalavras