A produção escrita do professor de língua portuguesa em formação da UFPA Campus Marajó-Breves

Dione Márcia Alves Moraes, Thomas Massao Fairchild

Resumo


Este texto apresenta um recorte de uma pesquisa que desenvolvemos sobre a escrita de futuros professores e a sua relação com a produção de conhecimento nas universidades. Apresentamos o estudo desenvolvido com discentes da turma de Letras\intervalar (Língua Portuguesa) da disciplina de Estágio III - que foi ministrada na Universidade Federal do Pará (UFPA) campus de Marajó-Breves. Nossa pesquisa procura discutir a produção escrita universitária a partir da perspectiva da análise do discurso e se configura como uma pesquisa ação. Embasamo-nos no princípio do dialogismo de Bakhtin/Volochinov (2010) e nos conceitos de polifonia encontrados em Bakhtin (2015) e Ducrot (1987). Nosso objetivo geral consiste em relacionar a constituição linguística do relatório de estágio, que pode produzir sentidos que tendem a ser polifônicos ou monológicos, e os processos de produção de conhecimento. Analisamos o excerto de um relatório de estágio no qual identificamos um discurso de caráter monológico. A partir daí, concluímos que a constituição linguística interfere na construção de conhecimento na medida em que prejudica a análise do papel do aluno no estágio e sobre o assunto abordado em sala de aula. 


Palavras-chave


Relatórios de estágio. Constituição linguística. Produção de conhecimento.

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Referências


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DUCROT, Oswald. Esboço de uma teoria polifônica da enunciação. In. ______. O dizer e o dito. Campinas, São Paulo: Pontes, 1987, p. 161-222.




DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321.7.7.1.519-532

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