Multimodalidade e hipertexto: uma análise do site Hora do ENEM

Marcela Regina Vasconcelos da Silva

Resumo


Na sociedade atual, marcada pela ampliação da construção coletiva de conhecimentos, intensa troca de informações e alta conectividade, ganha relevo o caráter multimodal da comunicação. Com a proliferação de novos meios de comunicação, devido ao desenvolvimento de múltiplas tecnologias de informação, torna-se imprescindível discutir como multimodalidade e hipertexto interagem na construção de sentidos. Para tanto, analisamos o site Hora do ENEM, à luz dos estudos teóricos de Dionísio (2008, 2009), Dondis (2007), Kress; van Leeuwen (2006), Rojo (2009), Soares (2004), Vieira (2007). Os resultados obtidos ratificaram a ideia de que apenas o domínio do sistema linguístico não é suficiente para a construção de sentidos na leitura dos textos, tendo em vista que a presença de elementos multimodais nesses textos de ampla circulação social é significativa para a compreensão. Foi constatado que, uma vez que a utilização de signos verbais e recursos visuais, além de relevante para os efeitos de sentido, são considerados mais atraentes e mais informativos pelos leitores letrados, poderia haver, no site Hora do ENEM, um investimento maior no diálogo entre recursos verbais e não verbais.

Palavras-chave


Hipertexto. Multimodalidade. Imagem.

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321.7.7.1.434-448

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