Testagem de critérios de avaliação de um vocabulário básico

Gabriela DUARTE FERREIRA

Resumo


Este trabalho apresenta e discute a pertinência de uma grade de avaliação de listas de vocabulário básico. Seu objetivo é testar a eficiência da proposta da avaliação de Bell (2013), que possui os seguintes critérios: superordenação, produtividade semântica, produtividade formal, colocabilidade, antonicidade, e a neutralidade afetiva, a cultural e a contextual. Os resultados obtidos permitiram constatar que os critérios não foram discriminantes no momento de estabelecer se uma palavra deveria pertencer ou não a uma lista de vocabulário básico da Língua Espanhola. Isso ocorreu devido ao fato de os critérios não possuírem uma fundamentação estatística. Dessa maneira, chegou-se à conclusão de que é necessária a elaboração de uma grade de critérios que leve em consideração fatores estatísticos.


Palavras-chave


Ensino de língua estrangeira. Vocabulário básico. Critérios de avaliação.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMENDROS DE LA ROSA, María del Carmen; SCHLLERT, Eva; WIRTH, Christiane. Die 1.000 Wichtigsten Wörter. Stuttgart:  Pons, 2014.

ÁLVAREZ OLAÑETA, Pedro; ÁLVAREZ BONACHERA Trinidad. Grundwortschatz Spanisch. 8000 Wörter zu über 100 Themen. Ismaning: Hueber, 2015.

BELL, Huw. Core Vocabulary. In: CHAPELLE, Carol (ed.). The Encyclopedia of Applied Linguistics. Hoboken: Blackwell Publishing Ltd., 2013.

BENÍTEZ PÉREZ, Pedro. Léxico real / Léxico irreal en los manuales de español para extranjeros. In: MONTESA PEYDRÓ, Salvador; GARRIDO MORAGA, Antonio (eds.). Actas Del Segundo Congreso Nacional de ASELE: Español para Extranjeros: Didáctica e Investigación, Madrid, del 3 al 5 de Diciembre de 1990. Asele, 1994. p. 325 - 333.

BUGUEÑO MIRANDA, F. V. Resenha a José Luis Durán, Sérgio Torres, Guillermo Blanco. Diccionario práctico de sinónimos, antónimos y parónimos. Logos. La Serena, v. 24/1, 2016, p. 286 - 290.

CARTER, Ronald. Vocabulary: Applied linguistic perspectives. London: Routledge, 2012.

CE. DAVIES, Mark. Corpus del Español: 100 million words, 1200s-1900s. Disponível em: http://www. corpusdelespanol. org, 2002; Acesso em: 19 de maio de 2016.

COCHRAN, William Gemmell. Amostragem sistemática. In: COCHRAN, William Gemmel. Técnicas de amostragem. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1965, p. 280 – 317.

CREA. REAL. ACADEMIA ESPAÑOLA. Corpus de referencia del español actual. Disponível em: http://www.rae.es. Acesso em: 20 de jun. de 2016.

CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Brasil: Lexicon, 2013.

DASA. PERDICES, José Manuel Blecua (Ed.). Diccionario avanzado de sinónimos y antónimos de la lengua española. Barcelona: Vox, 1998.

DRAEe. REAL ACADEMIA ESPAÑOLA. Diccionario de la Real Academia. Disponível em http://dle.rae.es/?w=diccionario,  2014. Acesso em: 27 de maio de 2016.

DUE. MOLINER, María. Diccionario de uso del español. Madrid: Gredos, 2001.

JOHNSON, Keith; JOHNSON, Helen. Encyclopedic Dictionary of applied Linguistics: A handbook for language teaching. Massachusetts: Blackwell Publishing, 1999.

LEYVA, Haydée Fernández. Posible aplicación del índice de disponibilidad léxica a la selección del vocabulario de manuales de ELE. MarcoELE: Revista de Didáctica Español Lengua Extranjera. s/l, v.20, p.1-13, 2015; Disponível em: http://marcoele.com/descargas/20/fernandez-disponiblidad_lexica.pdf;  acesso em: 20 de maio de 2016.

LÓPEZ MORALES, Humberto. Lexical Availability Studies. In: JIMÉNEZ CATALÁN, Rosa María (ed.). Lexical Availability in English and Spanish Language as a Second Language, Education Linguistics. Heidelberg: Springer, 2014.

MARTÍN, S.: La revisión del concepto de vocabulario en la gramática de E.L.E., MarcoELE: Revista de Didáctica Español Lengua Extranjera. s/l, v.9, p.157- 163, 2009. Disponível em: http://marcoele.com/descargas/expolingua_1999.martin.pdf;  acesso em: 20 de maio de 2016.

NATION, Ian SP. Learning vocabulary in another language. Cambridge: CUP, 2006.

PÉREZ, Rafael García; PASCUAL, José Antônio. Relaciones de significado entre las palabras. In: MIGUEL, Elena de. (ed.) Panorama de la Lexicología. Barcelona: Ariel, 2009. p. 117-131.

RICHARDS, Jack C.; SCHMIDT, Richard W. Longman dictionary of language teaching and applied linguistics. London: Routledge, 2013.

SHEPHERD, T. Corpora de aprendiz de língua estrangeira: um estudo contrastivo de n-gramas. Veredas on-line – Linguística de Corpus e Computacional, Juiz de Fora: UFJF, v. 2, p. 100-116, 2009.

SILVA, Mário André Coelho da. Hiperonímia e marcação. In: AMARAL, Eduardo Tadeu Roque (org.). Estudos de semântica. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2012, p.29-40.

TSCHIRNER, Erwin. Grund - und Aufbauwortschatz Spanisch nach Themen — Lernwörterbuch. Berlin: Cornelsen, 2008.

VIEIRA, Sonia. Análise de Variância. São Paulo: Atlas, 2006.




DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321.7.7.1.160-174

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Entrepalavras © 2012. Todos os direitos reservados.
Av. da Universidade, 2683, Benfica, CEP 60020-180, Fortaleza-CE | Fone: (85) 3366.7629
Creative Commons License
Entrepalavras (ISSN: 2237-6321) está licenciada sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0.