O erotismo e o desejo na obra Salomé, de Oscar Wilde

Ana Claudia Pinheiro Dias Nogueira

Resumo


Oscar Wilde traz à tona uma nova mulher em sua versão de Salomé, peça teatral com foco central na personagem bíblica Salomé, que, aos olhos do autor, se mostra conduzida pelos seus desejos e pelo erotismo, que a embriaga e a leva as últimas consequências: beijar os lábios do profeta Iokanaan a qualquer preço. Para isso, a jovem princesa faz a dança dos setes véus para o rei Herodes e comprova que pode ter tudo com sua beleza e sensualidade, mesmo que isso possa lhe valer a vida. Esse artigo pretende mostrar de que forma o erotismo, o desejo, a morte e o corpo conduzem os rumos da versão de Wilde, baseado em obras teóricas como O erotismo, de George Bataille (1987), A dupla chama, de Octavio Paz (1994), O corpo perigoso de Linda Hutcheon. Pode-se perceber, que muitas vezes, para que o desejo possa ser correspondido são necessários grandes sacrifícios, mesmo que isso leve a morte, como consequência e consumação.


Palavras-chave


erotismo; análise literária; feminilidade; obra clássica.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321.5.5.3%20esp.195-206

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