Um olhar sobre as práticas de retextualização em quatro escolas do estado do Pará
Resumo
Escolhemos o tema retextualização como objeto de análise do presente artigo, a fim de buscar respostas às seguintes questões norteadoras: 1. Será que o professor utiliza a retextualização em suas aulas? 2. O professor trabalha os gêneros textuais visando desenvolver as atividades de retextualização? 3. A abordagem, em sala de aula, sobre retextualização está sintonizada com o conteúdo programático e o Projeto Político Pedagógico? Para respondê-las, traçamos um objetivo geral e dois específicos, são eles respectivamente: 1. verificar se o professor utiliza didaticamente a retextualização em suas aulas; 2(a). identificar como o professor trabalha os gêneros textuais; 2(b). analisar se o conteúdo programático e o Projeto Político Pedagógico das escolas privilegiam o processo de retextualização. Como referencial teórico, utilizamos as reflexões dos estudiosos: Andrade e Silva (s/d), Dell ‘Isola (2007), Marcuschi (2008) e Matencio (2002). Adotamos como metodologia a pesquisa de natureza qualitativa. Selecionamos duas escolas públicas e duas escolas particulares para a realização deste trabalho, além de quatro professores de língua portuguesa, acerca dos quais fizemos observações, entrevistas e análises documentais. A partir da análise dos dados, percebemos que dois professores desconheciam o tema retextualização; nenhum possuía planos de aula e dois eram provenientes de escolas que ignoravam conteúdos programáticos e o Projeto Político Pedagógico. Com esta pesquisa foi possível compreender que o professor, seja de escola pública ou particular, precisa ampliar seus conhecimentos por meio de formação continuada e a leitura de autores que tratem, de forma efetiva, do tema retextualização.
Palavras-chave
Ensino; Retextualização; Texto.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321.5.5.2.163-177
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