Análise de textos dos alunos do 6º ano: principais desvios fonológicos

Maria Angela Lima Assunção, Maria José Fernandes de Araújo

Resumo


Este estudo tem como objetivo fazer uma análise em textos produzidos por alunos (meninos e meninas) do 6° ano do Ensino Fundamental II, estudantes de quatro escolas públicas de cidades diferentes. A análise consiste em observar e categorizar os desvios de escrita mais recorrentes, considerando também a posição da sílaba em que ocorre o maior número de erros. O trabalho justifica-se pela necessidade de o professor realizar uma atividade mais eficaz e direcionada no sentido de reduzir as ocorrências de desvios na escrita, necessitando, assim, de uma atenção voltada para as produções dos alunos. A metodologia utilizada consiste na produção de textos, pelos estudantes, e análise  dos textos, pelas professoras, baseada em categorizações dos desvios de escrita elencadas por autores como Bortoni-Ricardo (2004; 2005), Cagliari (2004; 2008), Oliveira (2005), Seara (2011), Oliveira; Nascimento (1990) e Bagno (2007). Por fim, além das reflexões acerca dos resultados obtidos sobre as principais dificuldades dos estudantes com relação à escrita, são propostas algumas estratégias de cunho didático para serem trabalhadas em sala de aula, no intuito de que estes problemas sejam atenuados.


Palavras-chave


Escrita. Erros recorrentes. Categorização. Estratégias.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321.5.5.1.117-139

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