Crenças e atitudes linguísticas no uso dos róticos de professores e professorandos de Jacarezinho - PR
Resumo
As escolhas fonéticas que são realizadas por um indivíduo em uma comunidade de fala geralmente são rotuladas de forma positiva ou negativa, demonstrada por atitudes linguísticas. Tendo como base a metodologia da Sociolinguística Variacionista, o presente trabalho tem por objetivo avaliar as crenças e as atitudes de professores e alunos da Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Jacarezinho em relação à utilização de róticos em coda silábica. Para tanto, foram entrevistados quatro informantes de Jacarezinho–PR, dois professores e dois alunos e, posteriormente foi realizado o registro, a descrição e a análise das variantes do /r/ em coda silábica. Na sequência, analisamos as respostas dadas por esses informantes a perguntas específicas sobre crenças linguísticas. Por fim, constatamos que a maioria dos entrevistados é fiel a suas origens e não disfarça a variante que produz, todavia, ainda estão recheados de preconceitos e crenças de um falar “melhor” ou “pior”.
Palavras-chave
Crenças e atitudes linguísticas; Variedades linguísticas; Róticos.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321.4.4.2.90-104
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