Ressonâncias dialógicas da cultura popular e do carnaval na web
Resumo
Conforme Bakhtin, as poéticas de Rabelais e de Dostoiévski descendem diretamente de uma literatura folclórica tradicionalmente oral e popular intimamente ligada aos festejos e ritos carnavalescos, refletindo, mais que aspectos estético-estilísticos, aspectos culturais. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é aplicar o conceito de carnavalização (BAKHTIN, 2005, 2010a; 2010b) a práticas textual-discursivas produzidas para além do âmbito literário e disseminadas na web, mais especificamente em sites de humor, blogs e wikis. Verificamos que as categorias relativas à carnavalização, a saber, atualidade, subversão, paródia e polifonia são produtivas para um melhor entendimento de textos produzidos na web. Os resultados a que chegamos apontam que aspectos da cultura popular encontram-se consolidados no inconsciente social – algo verificável tanto por parte dos produtores dos textos carnavalizados quanto por parte dos difusores de tais textos, os quais se aproveitam do caráter colaborativo da web 2.0 para disseminar e perpetuar a cultura cômica popular.
Palavras-chave
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321.4.4.2.8-22
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