Identidades sociais e(m) interações linguísticas: negociando identidades em chamadas telefônicas de serviço
Resumo
Este artigo investiga como identidades são negociadas em contextos de interação social. Especificamente, objetiva-se compreender quais são as estratégias linguísticas empregadas na negociação de identidades em duas interações telefônicas de solicitação de prestação de serviço. A pesquisa é desenvolvida a partir do diálogo de três áreas distintas, porém compatíveis: análise conversacional, sociolinguística e antropologia linguística. Argumenta-se que, nas interações estudadas, há complementaridade e tensão entre identidades locais (cliente/prestador de serviço) e identidades sociais que transcendem o telefonema (origem geográfica e classe social). Conclui-se que a alternância de códigos é o principal recurso linguístico utilizado pelos interlocutores para forjar identidades locais, especialmente quando estas se relacionam a identidades sociais que transcendem o contato telefônico.
Palavras-chave
Análise conversacional; comunicação interpessoal; identidades sociais.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321.4.4.1.57-81
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