PRAELECTIO.ONIS Estudo do comportamento discursivo do gênero preleção em ambiente de competição
Resumo
Este artigo trata do comportamento discursivo do gênero preleção, tomado em ambiente de competição desportiva. A partir das investigações e análises realizadas, busca-se saber o que é possível nele reconhecer em relação a sua formulação discursiva, bem como o uso estratégico de determinados recursos linguístico-discursivos que ele comporta, quando se observa a performance discursiva de um preletor em situação de produção. Por estar vinculado a um fenômeno linguístico característico das arenas de conflito, por conta das expectativas de desempenho e resultados, o discurso específico da preleção resulta de um modo estratégico de organizar e utilizar determinados argumentos linguísticos e paralinguísticos que, em situação de uso, tem a intenção de movimentar o “espírito de um auditório” ao colocar em xeque a liderança e o desempenho de preletores esportivos frente às equipes comandadas. Para estudar a constituição do gênero preleção, inscrito nos estudos da língua oral, bem como descrever os recursos linguístico-discursivos estrategicamente utilizados por um orador dominante – o técnico de futebol –, para a formulação desse discurso específico, foram consideradas os pressupostos da Teoria dos Gêneros, a partir das contribuições de Bakhtin ([1979] 2003) e de Bazerman (2006); da Análise da Conversação, a partir das contribuições de Kerbrat-Orecchioni (2006), contribuições essas que se somam, em grande parte, aos postulados da Teoria da Argumentação, a partir de Perelman e Olbrecht-Tyteca ([1996] 2002), no sentido de fundamentar as observações acerca do processo constitutivo de um gênero instrucional-argumentativo quase esquecido pelo âmbito das diferentes correntes da análise do discurso.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321.3.3.2.183-199
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais