Uma análise textual dos efeitos patêmicos em campanhas publicitárias educativas

Francisca Tarciclê Pontes Rodrigues, Rafael Lima de Oliveira, Geana Barbosa da Silveira

Resumo


O contexto de pandemia do coronavírus impulsionou a criação de inúmeras campanhas publicitárias educativas que, entre seus propósitos comunicativos, visam orientar a população quanto aos modos de prevenção à Covid-19. Essas campanhas, por vezes, passaram a investir no apelo às emoções com o intuito de sensibilizar a população quanto à temática. Este artigo, partindo de uma articulação teórica entre a Teoria Semiolinguística, de Patrick Charaudeau, e a Linguística Textual, desenvolve uma análise textual dos efeitos patêmicos. Para isso, assume as reflexões sobre patemização, de Charaudeau (2010a), mas defende, em consonância com Oliveira (2020), que, além de analisadas pelo contrato de comunicação, as estratégias de patemização sejam vistas sob o prisma das estratégias de textualização, especialmente os processos referenciais (CAVALCANTE; MARTINS, 2020). A análise aponta para o papel decisivo da introdução e, principalmente, da recategorização dos referentes negociados no texto na construção de uma encenação patemizante, além das focalizações dêiticas, que cumprem a função de engajar o interlocutor nessa encenação. Para isso, o locutor estrategicamente dispõe os referentes apoiando-se nas crenças que ele supõe serem assumidas pelo interlocutor.


Palavras-chave


Estratégias de patemização. Referenciação. Campanhas publicitárias educativas.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-12esp2423

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