Um recorte do mundo na mídia sob o olhar da Semiolinguística

Maria Aparecida Lino Pauliukonis, Rosane Santos Mauro Monnerat

Resumo


Este artigo tem como proposta discutir o conceito de texto como discurso sob fundamentos da Teoria Semiolinguística (CHARAUDEAU, 2006, 2007, 2008, 2010), uma das vertentes da Análise do Discurso de base interativo-comunicacional. Um dos objetivos é analisar como se dá a apreensão dos sentidos de um texto, tomando por base o exame de operações discursivas realizadas pelos sujeitos enunciadores em uma situação social específica e regidos por um contrato comunicativo. Para tanto, pretende-se analisar o processo enunciativo presente em uma reportagem jornalística, intitulada “Sob comando Talibã, Afeganistão volta a ter música como tabu e artistas silenciados”, publicada por meio digital, no jornal Gazeta Brasil, no dia 22/8/2021, não apenas verificando como se dá a criação da imagem do (Tu) destinatário e sua captação por diversos meios patêmicos (pathos), como também destacando os índices de subjetividade que são mais frequentes, responsáveis pela adesão do leitor. Como complemento à temática do texto noticioso, far-se-á a apresentação de duas fotos de grafites de autoria da artista afegã Shamsia Hassani, cujo trabalho centraliza a opressão da mulher na sociedade afegã atual, sobretudo após a tomada do poder pelos talibãs em agosto de 2021.


Palavras-chave


Texto. Discurso midiático. Enunciação. Patemização.

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Referências


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SOB comando Talibã, Afeganistão volta a ter música como tabu e artistas silenciados. Gazeta Brasil, São Paulo, 22 ago. 2021. Seção Mundo. Disponível em: https://gazetabrasil.com.br/mundo/2021/08/22/sob-comando-taliba-afeganistao-volta-a-ter-musica-como-tabu-e-artistas-silenciados/. Acesso em: 26 ago. 2021.




DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-12esp2409

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