Feedback na educação não formal de português durante a pandemia da COVID-19

Kátia Tavares, Juliana Guimarães

Resumo


Muitos pesquisadores vêm investigando práticas pedagógicas mediadas pelas tecnologias digitais durante a pandemia do novo coronavírus, que trouxe muitos desafios e mudanças para a educação. Nesse contexto, a pesquisa buscou compreender como o feedback opera nas interações entre professora, alunos e conteúdo e na avaliação formativa e subjetiva de uma professora de língua portuguesa que atua na educação não formal durante a pandemia da COVID-19. Situamos a pesquisa no campo da Linguística Aplicada crítica e utilizamos uma abordagem qualitativa de proximidade crítica (MOITA LOPES; FABRÍCIO, 2019). Analisamos e interpretamos as mensagens trocadas pela professora e os alunos via WhatsApp, como também a avaliação das produções textuais dos alunos e as respostas a um questionário aplicado pela professora. O estudo se baseou em pressupostos teóricos de ensino e aprendizagem on-line (ANDERSON, 2003; BONNEL, 2008; LEFFA, 2005; PAIVA, 2003; SIMONSON; SMALDINO; ZVACEK, 2015). Como resultado, constatamos que o feedback integra e potencializa a avaliação e a interação entre professora, alunos e conteúdo, incentivando a colaboração e o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades sociocomunicativas, culturais, linguísticas e cidadãs.  Por fim, concluímos que essas práticas contribuíram para a formação e aprendizagem dos alunos e da professora no ensino remoto.


Palavras-chave


Feedback. Ensino Remoto. Educação não formal.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-32310

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