O dicionário escolar como instrumento didático-pedagógico para alfabetização e letramento

Simone Weide Luiz, Eduardo Paré Glück, Alexandra Feldekircher Müller

Resumo


Ao considerar o dicionário como uma obra que traz inúmeras informações sobre a língua, a linguagem e a cultura de um povo, neste artigo, o objetivo é apresentá-lo como um instrumento didático-pedagógico fundamental no processo de alfabetização e letramento no primeiro e no segundo ano do Ensino Fundamental. Para tanto, discutem-se os objetivos e princípios da Lexicografia Pedagógica, que toma os dicionários como objeto e essa temática como foco de discussão. Além disso, faz-se uma reflexão sobre alfabetização e letramento, resgatando o dicionário como elemento fundamental nesses processos. Por fim, são apresentadas algumas sugestões de atividades capazes de auxiliar na alfabetização e no letramento, evidenciando, assim, o potencial do dicionário como recurso linguístico e cultural.


Palavras-chave


Lexicografia Pedagógica. Dicionários. Alfabetização.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-10esp2105

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