“Antes e depois real”: o corpo feminino e os padrões estéticos à luz da Gramática Sistêmico-Funcional

Guianezza Mescherichia de Góis Saraiva Meira, Danielle Brito da Cunha

Resumo


A busca pelo corpo perfeito e os padrões de beleza impostos pela mídia são pautas recorrentes nas redes sociais, o que influencia direta e indiretamente a formação dos sujeitos. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar, sob o viés da Gramática Sistêmico-Funcional (GSF), três postagens que versam sobre a transformação do corpo, a fim de compreender a formação desses sujeitos por meio da materialidade linguística. Para isso, escolhemos a página do Instagram “Antes e depois real”, que evidencia em suas postagens fotos do antes e do depois, além de uma pequena descrição de como se deu o processo de emagrecimento, em formato de depoimento, que chamaremos, aqui, de Narrativa do Eu. Teoricamente, recorremos às bases conceituais da GSF, mais especificamente à metafunção ideacional e ao Sistema de Transitividade, propostos por Halliday (2004, 2014). Nortearam, também, as análises deste artigo os postulados de Fairclough (2008), Hall (2005), Cunha e Souza (2011) e Del Priore (2013). No que diz respeito aos aspectos metodológicos, convém frisar que a pesquisa é transdisciplinar, por aliar os Estudos da Linguagem, os Estudos Culturais e a Sociologia. Ademais, a abordagem se caracteriza como qualitativa e quantitativa, tendo em vista a importância da quantificação dos verbos no processo de interpretação dos dados. Os resultados das narrativas analisadas indicam a fragmentação das identidades dos sujeitos, decorrentes das mudanças socioculturais, quanto aos padrões corporais, bem como das relações de poder que as mídias digitais exercem sobre os sujeitos na contemporaneidade.


Palavras-chave


Gramática Sistêmico-Funcional. Narrativas do Eu. “Antes e depois real”

Texto completo:

PDF

Referências


BAUMAN, Zygmunt. Identidade. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo: Editora Contexto, 2009.

CRESWELL, John. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3ª ed. Porto Alegre (RS): Artmed; 2010.

CUNHA, M. Angélica Furtado; SOUZA, M. Medianeira de. Transitividade e seus contextos de uso. São Paulo: Cortez, 2011.

CUNHA, Danielle Brito da. Análise crítica da (des)(re)construção identitária em produções de narrativas de mulheres vítimas de violência de gênero. 2015. 151 f. Dissertação de mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, 2015.

DEL PRIORE, Mary. Histórias e conversas de mulher. 1. ed. São Paulo: Planeta, 2013.

DIJK, Teun van. Discurso e poder. São Paulo: Contexto, 2008.

DIJK, Teun van. Prejudice in discourse. Amsterdam, Philadelphia: John Benjamins Publishing Company, 1984.

FAIRCLOUGH, Norman. Analysing discourse: textual analysis for social research. London: Routledge, 2003.

FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília: Universidade de Brasília, 2008.

FAIRCLOUGH, Norman. Language and Power. Ney Work: Longman, 1989.

FOUCAULT, Michel. A coragem da verdade: o governo de si e dos outros. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 1984.

HABERMAS, Jürgen. Erkenntnisund interesse. Frankfurt: Suhrkamp, 1977.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. Edição. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guaraciara Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP e A, 2005.

HALLIDAY, Michael Alexander Kirkwood. An Introduction to Functional Grammar. 3rd ed. Revisedby Christian M. I. M. London: Matthiessen Arnould, 2004.

HALLIDAY, M.A.K.; MATTHIESSEN, M. I. M. Introduction to functional grammar. 4. ed. London, New York: Routledge, 2014.

LIPOVETSKY, Gilles. A terceira mulher: permanência e revolução do feminino. Tradução Maria Lucia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

MEIRA, Guianezza Mescherichia de Góis Saraiva. Permanências e rupturas nos discursos femininos: estudo crítico na Fanpage Claudia Online. 2016. 180 f. Tese de doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, 2016.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Por uma linguística aplicada interdisciplinar. (Org). São Paulo: Parábola, 2006.

SANT’ANNA, Denise Bernuzzi. A história da beleza no Brasil. São Paulo: Contexto, 2014.

VIAN JR, Orlando. O Sistema de Avaliatividade e a linguagem da avaliação. In: VIAN Jr., Orlando; SOUZA, Anderson; ALMEIDA, Fabíola. (Org.). A linguagem da avaliação em língua portuguesa. Estudos sistêmico-funcionais com base no Sistema de Avaliatividade. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

WODAK, Ruth. Language, Power and Ideology: Studies in political discourse. Amsterdam, Philadelphia: John Benjamins Publishing Company, 1989.




DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-9esp1773

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Entrepalavras © 2012. Todos os direitos reservados.
Av. da Universidade, 2683, Benfica, CEP 60020-180, Fortaleza-CE | Fone: (85) 3366.7629
Creative Commons License
Entrepalavras (ISSN: 2237-6321) está licenciada sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0.