Forma e função no desenvolvimento fonológico: quando uma palavra é uma palavra

Maria de Fátima de Almeida Baia, Jéssica Caroline Souza Aguiar

Resumo


Neste estudo, com o intuito de discutir o pareamento de forma e função no desenvolvimento linguístico inicial, apresentamos o método proposto por Vihman e McCune (1994) para a categorização das produções iniciais do bebê na transição entre balbucio e palavras. Antes de apresentar o método, discutimos os modelos emergentistas/funcionalistas que norteiam o método proposto pelos autores, a saber, o modelo biológico de Locke (1993), o modelo de auto-organização de Kent (1984) e o modelo funcionalista de Bates e MacWhinney (1989). Após apresentar o método, por meio da análise de dados de transição de sete crianças, três da cidade de São Paulo e quatro da cidade baiana de Vitória da Conquista, exemplificamos os passos para categorização dos dados e observamos que o pareamento de forma e função ocorre após 1 ano e 7 meses. Por fim, discutimos a variabilidade inter e intradialetos no que se refere ao pareamento de forma e função no desenvolvimento linguístico inicial.


Palavras-chave


Desenvolvimento fonológico. Emergentismo. Funcionalismo.

Texto completo:

PDF

Referências


ALBANO, E. C. O gesto articulatório como unidade foiça abstrata: indícios da fala infantil e evidências da fala adulta. In: LAMPRECHT, R. (Org.). Aquisição da linguagem: questões e análises. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1999.

BAIA, M. F. A. Os padrões emergentes no desenvolvimento fonológico. Projeto de pesquisa. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2014.

BATES, E.; MACWHINNEY, B. Functionalism and the Competition Model. In: BATES, E.; MACWHINNEY, B. (Eds.). The Crosslinguistic Study of Sentence Processing. New York: Cambridge University Press, 1989.

BUDWIG, N. A. A Developmental-functionalist Approach to Child-language. New York: Routledge, 1995.

CHOMSKY, N. Lectures on Government and Binding: The Pisa Lectures. Cambridge: MIT Press, 1981.

CLARK, E. First language acquisition. New York: Cambridge University Press, 2003.

ELBERS, L.; TON, J. Play Pen Monologues: The Interplay of Words and Babbles in the First Words. Journal of Child Language, v. 12, p. 551- 565, 1985.

FERGUSON, C. A; FARWELL, C.B. Words and Sounds in Early Language Acquisition. Language, v. 51, p. 419-439, 1975.

FIKKERT, P.; LEVELT, C. C. How Does Place Fall Into Place? The Lexicon and Emergent Constraints in the Developing Phonological Grammar. In: AVERY, P.; DRESHER, E.; RICE, K. (Eds.)., Contrast in Phonology: Theory, Perception, Acquisition. Berlin: Mouton, 2008. p. 231–268.

GERKEN, L. Language Development. San Diego: Plural Publishing, 2008.

HALLIDAY, M. On the Transition from Child Tongue to Mother Tongue. In: WEBSTER, J. (Ed.). The Language of Early Childhood. London: Continuum, 2003 [1983]. p. 210-226.

INGRAM, D.; INGRAM, K. D. A Whole-Word Approach to Phonological Analysis and Intervention. Language, Speech, and Hearing Services in Schools, v. 32, 271-283, 2001.

JUSCZYK, P. W.; BERTONCINI, J. Viewing the Development of Speech Perception as an Innately Guided Learning Process. Language and Speech, 31, p. 217-238, 1988.

KENT, R. D. The Psychology of Speech Development: Co-emergence of Language and a Movement System. American Journal of Psychology, 246, p. 888-894, 1984.

KUHL, P. et al. Novas teorias de aprendizagem. In:¬ KUHL, P. et al. Língua, cultura, mente, cérebro: progresso nas fronteiras entre disciplinas. São Paulo: Paulistana, 2006.

LINDBLOM, B. Phonological units as adaptive emergent of lexical development. In: FERGUSON, A.; MENN, L; STOEL-GAMMON, C. Phonological Development Models, Research, Interpretations. Timonium, MD: York Press, 1992.

LOCKE, J. L. The Child’s Path to Spoken Language. Cambridge: Havard University Press, 1993.

MACKEN, M. Developmental Reorganization of Phonology: A Hierarchy of Basic Units of Acquisition. Lingua, v. 49, p. 11-49, 1979.

MAMPE, B. et al. Newborns’ Cry Melody Is Shaped by Their Native Language. Current Biology, v. 19, p. 1994–1997, 2009.

SANTOS, R. S. A aquisição do ritmo em português brasileiro. Projeto USP, 2005.

THELEN, E. Rhythmical Behavior in Infancy: An Ethological Perspective. Developmental Psychology, v. 17, 237-57, 1981.

THELEN, E.; SMITH, L. B. Dynamic Systems Approach to the Development of Cognition and Action. Cambridge, MA: MIT Press, 1994.

VIHMAN, M. M.; MCCUNE, L. When is a Word a Word? Journal of Child Language, v. 21, p. 517-542, 1994.

VIHMAN, M. M. Phonological Development: The Origins of Language in the Child. Cambrigde: Blackwell Publishers, 1996.

VIHMAN, M. M.; VELLEMAN, S. L. Whole-Word Phonology and Templates: Trap, Bootstrap, or Some of Each? Language, Speech, and Hearing Services in Schools, v. 33, p. 9-23, 2002.

VIHMAN, M.; CROFT, W. Phonological Development Toward a “Radical” Templatic Phonology. Linguistics, v. 45, n. 4, p. 683-725, 2007.

VIHMAN, M. M. Precursors of Language: From 18 Months of Life. Phonological Development: The First Two Years. Oxford: Wiley Blackwell, 2014.

WATERSON, N. Child Phonology: A Prosodic View. Journal of Linguistics, v. 7, p. 179-211, 1971.

WERKER, J. F.; TEES, R. C. Cross-language Speech Perception: Evidence for Perception Reorganization During the First Year of Life, Infant Behaviour and Development, v. 7, p. 49-63, 1984.




DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-11750

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Entrepalavras © 2012. Todos os direitos reservados.
Av. da Universidade, 2683, Benfica, CEP 60020-180, Fortaleza-CE | Fone: (85) 3366.7629
Creative Commons License
Entrepalavras (ISSN: 2237-6321) está licenciada sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0.