Denominações para “nuca” e “tornozelo” a partir dos dados do APFB e do Projeto ALiB

Gracy Kelly Rodrigues, Silvana Soares Ribeiro

Resumo


Sabe-se que a língua é particular em épocas distintas. No que tange o léxico, algumas formas podem, com o tempo, cair em desuso; novas formas podem surgir; outras podem ter sua frequência de uso aumentada, enquanto que umas, diminuída. Além disso, há a possibilidade de ressignificação dessas formas. Tem-se, dessa maneira, a variação diacrônica: aquela que ocorre através do tempo. Este trabalho objetiva acrescentar conhecimentos aos estudos diacrônicos geolinguísticos. Orienta-se, portanto, pelos pressupostos teóricos e metodológicos da Dialetologia e da Geolinguística. Nesta perspectiva, este estudo propõe realizar análise comparativa das respostas para duas perguntas pertencentes ao campo lexical do corpo humano e coincidentes entre o Atlas Prévio dos Falares Baianos (APFB) e o banco de dados do Projeto Atlas Linguístico do Brasil (Projeto ALiB). Essas perguntas foram aplicadas aos colaboradores em dois tempos distintos – entre 1960 e 1961 (APFB) e entre 2001 e 2013 (Projeto ALiB). Serão estudadas e comparadas as nove localidades baianas em comum entre os corpora. O objetivo da comparação é verificar as semelhanças e diferenças no que tange a denominação para os itens “nuca” e “tornozelo”. Para cumprir com esse objetivo, são estudadas, a partir do banco de dados do Projeto ALiB, as respostas para as perguntas 104 – Nuca e 118 – Tornozelo em 36 entrevistas linguísticas. Comparam-se os resultados obtidos com os dados das cartas linguísticas 56 (Nuca) e 63 (Tornozelo) do APFB. Os resultados demonstram a variação diatópica assim como uma diferenciação entre os dados do APFB e do Projeto ALiB.


Palavras-chave


Variação diacrônica; Léxico; Corpo humano

Texto completo:

PDF

Referências


BORBA, Francisco (Org.). Dicionário Unesp do Português Contemporâneo. São Paulo: Unesp, 2004.

CARDOSO, Suzana Alice et al. Atlas Linguístico do Brasil. v. 1. (Introdução). Londrina: EDUEL, 2014a.

______. Atlas Linguístico do Brasil. v. 2. (Cartas Linguísticas). Londrina: EDUEL, 2014b.

COMITÊ NACIONAL DO PROJETO ALiB. Atlas Lingüístico do Brasil: questionário 2001. Londrina: Ed. UEL, 2001.

COSERIU, Eugeniu. O homem e a sua linguagem. Tradução de Carlos Alberto da Fonseca e Mário Ferreira. Rio de Janeiro: Presença, 1987.

______. Sincronia, diacronia e história: o problema da mudança linguística. Rio de Janeiro: Presença; São Paulo: Universidade de São Paulo, 1979.

DICIONÁRIO CALDAS AULETE. Disponível em: . Acesso em: 02 ago. 2018.

ISQUERDO, Aparecida. Nomes do beija-flor e do joão-de-barro nas capitais do Brasil: o linguístico e o cultural no processo denominativo. In: AGUILERA, Vanderci; DOIRON, Maranúbia (Org.). Estudos geossociolinguísticos brasileiros e europeus: uma homenagem a Michel Contini. Cascavel, PR: EDUNIOESTE; Londrina: EDUEL, 2016.

PAIVA, Maria da Conceição; DUARTE, Maria Eugênia. Introdução: mudança linguística em curso. In: ______. (Org.). Mudança linguística em tempo real. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2003.

RIBEIRO, Silvana; TELES, Ana Regina. Apresentando a cartografia aos linguistas: o Projeto ALiB. In: CARDOSO, Suzana Alice Marcelino; MOTA, Jacyra Andrade (Org.). Documentos 2: Projeto Atlas Linguístico do Brasil. Salvador: Quarteto, 2006. p. 207-226.

ROSSI, Nelson. Atlas Prévio dos Falares Baianos (APFB). Rio de Janeiro: Ministério de Educação e Cultura; Instituto Nacional do Livro, 1963.

TARALLO, Fernando. A pesquisa sociolingüística. São Paulo: Ática, 1985.




DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-21597

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Entrepalavras © 2012. Todos os direitos reservados.
Av. da Universidade, 2683, Benfica, CEP 60020-180, Fortaleza-CE | Fone: (85) 3366.7629
Creative Commons License
Entrepalavras (ISSN: 2237-6321) está licenciada sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0.