Discursos sobre o Estágio Supervisionado na formação de professores de Espanhol-LE

Rebeca Sales Pereira

Resumo


O objetivo deste artigo é analisar identificações e representações nos discursos de futuros professores de Espanhol como língua estrangeira sobre suas experiências nos Estágios Supervisionados da Universidade Federal do Ceará e da Universidade Estadual do Ceará (2016-2018). Nosso aporte teórico tem base nos estudos de Tardif (2005) e Imbernón (2014) sobre Formação de Professores; Celani (2000, 2004) e Schnewly e Dolz (1999), sobre Ensino de Línguas; e Magalhães (2004) e Fairclough (2002, 2003) sobre Análise de Discurso Crítica. Os dados foram gerados a partir de entrevistas semi estruturadas e analisados mediante categorias textuais dos significados representacional e identificacional do discurso. Os resultados revelaram que o período do Estágio é considerado essencial para a formação docente, mas que há aspectos que urgem ser aprimorados: acompanhamento in loco do orientador, articulação entre teoria e prática específica de ensino de línguas e abordagem de aspectos sociais e de ideologia na formação do professor.


Palavras-chave


Formação Docente. Espanhol-LE. Análise de Discurso Crítica.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-31269

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