Chamada temática aberta

Entrepalavras recebe, até 15 de março, submissões de artigos inéditos e originais para o número temático 2022.2, dedicado aos estudos históricos do léxico.

O número será organizados pelos professores Dr. Marcio Drumond Alves Marengo (Universidade Federal de Sergipe), Dr. José Luís Ramírez Luengo (Universidad Complutense de Madrid), Dr. Eliabe Procópio (Universidade Federal de Roraima) e Dr. Edvaldo Balduíno Bispo (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

A edição faz parte da nova política editorial da revista de publicar apenas edições temáticas, cada uma dedicada a uma das linhas editoriais: Teoria e Análise Linguística, Práticas Discursivas e Linguística Aplicada.

A edição 2022.1 será dedicada à Linguística Aplicada e terá como tema "Discussões sobre a língua espanhola: ensino, aprendizagem e formação de professores no Brasil". A edição, organizada pelo Prof. Dr. Cícero Miranda e Prof. Dr. Sávio Cavalcante, ambos da UFC, reúne os trabalhos apresentados no “Fórum de Discussão online do GEPPELE/CNPq – ano 2021” sobre a língua espanhola, seu ensino/aprendizado e formação de professores.

A edição 2022.3, da linha Práticas Discursivas, terá como tema a "Multimodalidade em práticas sociais" e será organizada, entre outros editores a definir, pela Profa.Dra. Rosalice Pinto (Universidade Nova de Lisboa) e a pesquisadora Isabel Muniz, editora assistente da EP e doutoranda em linguística (UFC/Universidade Nova de Lisboa).

Mais detalhes sobre a edição 2022.2, que se situa na linha de Teoria e Análise Linguística, encontram-se a seguir.

Edição 2022.2

Estudos históricos do léxico

Ementa
Nas últimas décadas, a abordagem histórica tem sido resgatada na Linguística por grandes projetos investigativos e bibliográficos (PHPB, ALIB, CHARTA, CORDIAM etc.), cujo foco tem sido formar corpora e explicar a relação entre a história e a configuração do português e do espanhol transplantados na América, e o contraste entre essas variedades americanas e as europeias. Diante dessa amplitude temática, a proposta deste dossiê restringe-se ao léxico com o objetivo de reunir pesquisas sobre a história do léxico das línguas românicas, em especial português e espanhol, nas mais diversas áreas: lexicologia, lexicografia, terminologia, terminografia, onomástica, toponímia, fraseologia, etimologia, neologia, morfologia lexical, constituição de corpus etc.
 
Organizadores
Prof. Dr. Sandro Marcio Drumond Alves Marengo – Universidade Federal de Sergipe
Prof. Dr. José Luís Ramírez Luengo – Universidad Complutense de Madrid
Prof. Dr. Eliabe Procópio – Universidade Federal de Roraima
Prof. Dr. Edvaldo Balduíno Bispo - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
 
Gênero: artigos originais
 
Idiomas: português, espanhol e inglês
 
Cronograma
Submissões: 1 de janeiro a 15 de março de 2022
Publicação: até agosto de 2022