Histórico do periódico

Entrepalavras nasceu como parte da avaliação da disciplina Linguística: Funcionalismo, ofertada em 2010.1. O projeto de publicar uma revista com trabalhos elaborados por graduandos nas diversas disciplinas é, no entanto, mais antigo. Remonta ao início dos anos 90, mas esbarrava na dificuldade de impressão e distribuição.

Graças à tecnologia, essa dificuldade foi superada e a boa experiência na disciplina, quando uma turma toda se envolveu  na revisão, edição e produção de uma revista eletrônica, encorajou a formalização de uma revista eletrônica voltada à graduação em Letras. O projeto foi institucionalizado em março/2011.

O registro de ISSN ocorreu logo após publicação do 1º número, em outubro de 2011. O 1º Qualis saiu em 2013, como B5. Em 2016, a revista foi classificada como B1.

Para conferir as edições da revista eletrônica produzidas como parte da avaliação da disciplina, acesse Cadernos de Estudos Linguísticos. Esta publicação continuará ativa como parte da avaliação da disciplina Linguística: Funcionalismo. Nela serão publicados artigos que apresentam os resultados de pesquisas empíricas de fenômenos linguísticos em abordagens funcionalistas. Trata-se, todavia, de uma espécie de laboratório, em que há uma pré-publicação. Os autores dos bons trabalhos são aconselhados a enviarem para revistas que publicam trabalhos de graduandos.

Até 2016, de periodicidade semestral, a revista passou a ser quadrimestral em 2018. Podem ser submetidos para publicação trabalhos originais inéditos que se enquadrem na política editorial da revista e se classifiquem nas categorias: artigos, resenhas e traduções. Os originais aprovados na submissão são avaliados por membros do Conselho Consultivo e eventualmente por consultores ad hoc no sistema de avaliação por pares cega (double blind review), em que são preservadas as identidades dos autores e dos pareceristas. Os trabalhos aprovados são revistos por uma equipe de revisores para ajustes formais, antes de serem reunidos na edição eletrônica no website, para a qual é permitido livre acesso.