O discurso sobre o feminismo na mídia brasileira nos anos de 1920 e 1940: aspectos do “bom feminismo”

Michele Cristina Ramos Gomes, Ana Cláudia Peters Salgado

Resumo


O objetivo deste trabalho é refletir qualitativamente acerca do discurso sobre o feminismo em um texto da década de 1920 e um da década de 1940 publicados no jornal O Globo. Buscou-se analisar de que modo o jornal posicionava-se acerca do feminismo e de assuntos que envolviam os direitos da mulher naquela época. Assim, pretendeu-se verificar de que modo essa mídia impressa construía/propagava ideologias (THOMPSON, 1995) sobre a realidade social das mulheres. Para a análise dos textos, o trabalho contou com a abordagem teórica da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 1995, 2001 [1989], 2003, 2006 [1992]), que considera a língua como prática social. A análise do objeto em estudo apontou uma preocupação do jornal em abordar o feminismo de modo a delimitar as características do que seria o bom e o mau feminismo.


Palavras-chave


Análise Crítica do Discurso; Mídia impressa; Feminismo

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DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321.7.7.2.206-228

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