Letramento crítico e uso de imagens em aulas de língua inglesa: desconstruindo estereótipos

Walter Vieira Barros, Marco Antônio Margarido Costa

Resumo


O objetivo deste texto é apresentar os resultados de uma pesquisa que investigou como o uso de imagens em aulas de língua inglesa no ensino médio pode contribuir para a desconstrução de estereótipos e para o desenvolvimento da cidadania participativa. Para isso, fundamentados em uma perspectiva crítica (CERVETTI et al., 2001; MATTOS, 2014), planejamos nossas aulas visando problematizar estereótipos recorrentes no contexto local dos alunos, com base em leituras e discussões de imagens, uma vez que estas incentivam a construção de sentidos (FERRAZ, 2014; MIZAN 2014). Dessa forma, procuramos estimular as diferentes leituras que os alunos faziam de tais textos, bem como questionar o porquê dessas leituras. Essa investigação aconteceu durante o período de regência do estágio supervisionado que ocorreu em uma turma de 1º ano do ensino médio de uma escola pública de Campina Grande – PB, em 2016. Em nossa análise, percebemos que as leituras e discussões das imagens causaram rupturas nas representações cristalizadas que os alunos tinham acerca dos Estados Unidos e do continente Africano, por exemplo, bem como sobre estereótipos presentes nos contextos locais dos alunos, durante a produção de um banner para conscientização da própria comunidade escolar.


Palavras-chave


Letramento Crítico; Imagens; Estereótipos.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, v. 1., 2006, p. 85 – 124.

CERVETTI, G.; PARDALES, M. J.; DAMICO, J. S. A tale of differences: comparing the traditions, perspectives and educational goals of critical reading and critical literacy. Reading Online, v. 4, n. 9, abr. 2001. Disponível em Acesso em out. 2013.

DUBOC, A. P.; FERRAZ, D. M. Letramentos críticos e formação de professores de inglês: currículos e perspectivas em expansão. In: JORDÃO (org.) Letramentos e Multiletramentos no Ensino de Línguas e Literaturas. Revista X, Curitiba – PR, vol. 1, 2011, p. 19 – 32. Disponível em http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/revistax/article/view/23056/16914. Acessado em abr. 2016.

FARIA, Maria Alice. O jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004.

FERRAZ, D. M. Letramento Visual: As Imagens e as Aulas de Inglês. In: TAKAKI, N. H.; MACIEL, R. F. (Orgs). Letramentos em Terra de Paulo Freire. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014, p. 255 – 270.

JAKUBASZKO, D. Quebrando estereótipos e rompendo preconceitos na sala de aula. Revista Espaço Acadêmico, Maringá, PR, nº 168 - Maio/2015, p. 1-16. Disponível em http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/27293/14608. Acessado em mai. 2016.

JESUS, W. M. A Leitura Como Desconstrução De Estereótipos. Revista Domínios da lingu@agem, Uberlândia, MG, ano 2, nº 1 – 1º Semestre de 2008, p. 1-18. Disponível em Acessado em Abr. 2016.

MATTOS, A. M. A. Novos Letramentos, Ensino de Língua Estrangeira e o Papel da Escola Pública no Século XXI. In: JORDÃO (org.) Letramentos e Multiletramentos no Ensino de Línguas e Literaturas. Revista X, Curitiba, PR, vol.1, 2011, p. 33- 47. Disponível em http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/revistax/article/view/22474/16915. Acessado em abr. 2016.

______. Construindo cidadania nas aulas de inglês: uma proposta para o letramento crítico. In: TAKAKI, N. H.; MACIEL, R. F. (Orgs). Letramentos em Terra de Paulo Freire. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014, p. 171 – 191.

______. Ensino de Inglês como Língua Estrangeira na Escola Pública: Letramentos, Globalização e Cidadania. Jundiaí: Paco Editorial, 2015.

MIZAN, S. Letramento Visual na Mídia. In: TAKAKI, N. H.; MACIEL, R. F. (Orgs). Letramentos em Terra de Paulo Freire. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014, p. 271 – 282.

TAVARES, R. R.; STELLA, P. R. Novos Letramentos e a Língua Inglesa na Era da Globalização: Desafios para a Formação de Professores. In: ZACCHI, V.; STELLA, P. R. (Orgs.). In: Novos Letramentos, Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa. Maceió: EDUFAL, 2014, p. 75-99.

THE NEW LONDON GROUP. A pedagogy of multiliteracies: designing social futures. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (Eds.). Multiliteracies: Literacy Learning and the Design of Social Futures. London: Routledge, 2000, p. 9 – 36




DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321.7.7.1.550-570

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Entrepalavras © 2012. Todos os direitos reservados.
Av. da Universidade, 2683, Benfica, CEP 60020-180, Fortaleza-CE | Fone: (85) 3366.7629
Creative Commons License
Entrepalavras (ISSN: 2237-6321) está licenciada sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0.