Gramatização do português brasileiro nos séculos XIX e XX e início do século XXI

Nahendi Almeida Mota, Ingrid Bomfim Cerqueira, Isabel Cristina Michelan de Azevedo

Resumo


Este trabalho tem por objetivo traçar um panorama geral no que diz respeito aos estudos sobre a gramatização do Português brasileiro. Partimos do pressuposto de que, ao longo dos séculos, a legitimação do saber gramatical colocou em xeque a unidade linguística, não sendo mais admissível defender a presença de uma única língua em territórios distintos. Para tanto, recorremos aos pressupostos de Orlandi (2002), para tratar do discurso gramatical em sua relação histórica com o sujeito e suas posições; de Auroux (1992), para conceber a gramatização tal como um processo em que gramáticas e dicionários são tecnologias, para só posteriormente colocarmos a ênfase sobre as Gramáticas Brasileiras Contemporâneas do Português. Focalizamos, assim, como corpus de análise, a Nova gramática do português brasileiro, de Castilho (2010), e a Gramática pedagógica do português brasileiro, de Bagno (2012), para verificar, através de suas introduções e de seus sumários, as posturas assumidas pelos linguistas diante do papel exercido pelos manuais em questão na atualidade e de que maneira o discurso gramatical desses manuais projeta os rumos dos posteriores a eles no século XXI. Além disso, interessa-nos medir até que ponto há uma ruptura com a tradição gramatical para que a primeira gramática se declare como “nova”, e a última antecipe em seu título certo compromisso com a prática pedagógica, isto é, com o ensino.


Palavras-chave


Gramatização do Português brasileiro; Gramáticas Brasileiras Contemporâneas do Português; Rupturas paradigmáticas.

Texto completo:

PDF

Referências


AUROUX, S. A revolução tecnológica da gramatização. Campinas/SP: UNICAMP, 1992.

CASTILHO, A. T. de. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2010.

______. Sobre a Nova gramática do português brasileiro. In: NEVES, M. H. de M., CASSEB-GALVÃO, V. C. (orgs.). Gramáticas contemporâneas do português: com a palavra, os autores. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

COSTA, T. de A. da. Gramáticas pós NGB: do discurso oficial a outros discursos (im)possíveis. 2010. 133f. Dissertação (Mestrado). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.

BAGNO, M. Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo: Parábola editorial, 2012.

______. Uma gramática propositiva. In: NEVES, M. H. de M., CASSEB-GALVÃO, V. C. Gramáticas contemporâneas do português: com a palavra, os autores. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

GNERRE, M. Linguagem, poder e discriminação. In: ______. Linguagem, escrita e poder. 3. ed. São Paulo, 1991.

LEITE, M. Q., Tradição, invenção e inovação em gramáticas da língua portuguesa – séculos XX e XXI. In: NEVES, M. H. de M., CASSEB-GALVÃO, V. C. Gramáticas contemporâneas do português: com a palavra, os autores. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

ORLANDI, E. P. Conhecimento linguístico, Filologia e Gramática. In: ______. Língua e conhecimento linguístico: para uma história das ideias no Brasil. Cortez: São Paulo, 2002.

PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 2. ed., Campinas: Editora da Unicamp, 1997 [1975].

VIEIRA, F. E. Gramatização brasileira contemporânea do português: novos paradigmas? In: FARACO, C. A., VIEIRA, F. E. Gramáticas brasileiras: com a palavra, os leitores. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.




DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321.7.7.2.552-567

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Entrepalavras © 2012. Todos os direitos reservados.
Av. da Universidade, 2683, Benfica, CEP 60020-180, Fortaleza-CE | Fone: (85) 3366.7629
Creative Commons License
Entrepalavras (ISSN: 2237-6321) está licenciada sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0.