Gêneros textuais em livros didáticos de história: enfoque na diversidade de textos verbais
Resumo
Buscamos investigar, no tocante ao ensino de História, quais gêneros textuais foram inseridos em duas coleções de livros didáticos, com o propósito de entendermos quais esferas sociais foram priorizadas. Orientamo-nos pela proposta de agrupamento dos gêneros textuais a partir de cinco ordens: narrar, relatar, descrever ações, expor e argumentar. Percebemos um esforço da coleção em atender ao Programa Nacional do Livro Didático e à Proposta Curricular Nacional, ambas de História, no que concerne à variedade textual e à multimodalidade de gêneros. No entanto, a quantidade dos demais gêneros frente aos textos didáticos, legendas e àqueles referentes às propostas de atividades foram ínfimos. Consideramos indispensável discutir mais profundamente sobre a importância da diversidade textual nos livros de História e sobre os papéis que desempenham para o ensino de capacidades fundamentais à construção dos conhecimentos nessa área do saber.
Palavras-chave
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321.7.7.2.490-516
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