Face e polidez linguística em reclamações online: uma análise sob o viés pragmático

Luana Lisboa Barrere

Resumo


Neste artigo apresentamos um estudo sobre reclamações postadas no site brasileiro ReclameAQUI e o nosso objetivo consiste em verificar como ocorre o processo de preservação e perda da face através do uso ou da violação dos recursos linguísticos de polidez no processo de interação entre consumidores e fornecedores das empresas reclamadas. Para tanto, adotaremos a teoria da polidez proposta por Brown e Levinson (1987), utilizando as estratégias de polidez positiva e negativa apresentadas por esses autores, além das máximas de Leech (1983), em diálogo com a noção de face de Goffman (1967; 1980). De acordo com os resultados das análises, chegamos à conclusão de que os consumidores violaram mais os recursos de polidez que os representantes das empresas, o que resultou em um número maior de perda de faces dos clientes do que desses representantes.


Palavras-chave


Pragmática. Polidez. Face. ReclameAQUI.

Texto completo:

PDF

Referências


BROWN, Penelope; LEVINSON, Stephen. C. Politeness: some universals in language usage. Cambridge: Cambridge University Press. 1987.

CHARAUDEAU, Patrick; MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2004.

GALEMBECK, Paulo de Tarso. O turno conversacional. In: PRETI, D. (org.) Análise de textos orais. São Paulo: FFLCH/USP, 1993. p. 55-80.

GOFFMAN, Erving. A elaboração da face. Uma análise dos elementos rituais da interação social. In: Figueira, S. (org). Psicanálise e ciências sociais. Trad. I. Russo. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1980, p. 76-114.

______. Footing. In: RIBEIRO, B.T.; GARCEZ, P.M. (orgs.). Sociolinguística interacional. 2. ed. São Paulo: Loyola, 1967 [2002].

GRICE, Paul. Lógica e conversação. In: DASCAL, Marcelo (org). Fundamentos metodológicos da lingüística. Pragmática. vol. IV. Campinas: Ed do autor, 1982.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. A inter-ação pela linguagem. São Paulo: Contexto, 1992.

LA TAILLE, Yves de. Desenvolvimento moral: a polidez segundo as crianças. Cad. Pesqui., São Paulo, n. 114, p. 89-119, nov. 2001. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/585/584. Acesso em: 1 mai. 2015.

LEECH, Geoffrey. Principles of Pragmatics. New York: Longman, 1983.

MARCONDES, Danilo. Filosofia, linguagem e comunicação. São Paulo: Contexto, 1992.

OLIVEIRA, Jair A. de. Polidez e identidade: a virtude do simulacro. Biblioteca on-line de ciências da comunicação, 2005. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/oliveira-jair-polidez-identidade.pdf. Acesso em: 10 jun. 2015.

RECLAMEAQUI. Reclamações atendidas. Disponível em: http://www.reclameaqui.com.br/. Acesso em: 1-24 jun. 2015.

RECLAMEAQUI. Net sem sinal constantemente. Disponível em: http://www.reclameaqui.com.br/13144817/net-servicos-tv-banda-larga-e-telefone/net-sem-sinal-constatemente/. Acesso em: 1-24 jun. 2015.

RECLAMEAQUI. Celular travou após atualização do android Kit Kat. Disponível em: http://www.reclameaqui.com.br/13297615/motorola-do-brasil/celular-travou-apos-atualizacao-do-android-kit-kat/. Acesso em: 1-24 jun. 2015.

RECLAME AQUI. Atraso no envio e dificuldade para efetivar troca. Disponível em: http://www.reclameaqui.com.br/13310892/netshoes/atraso-no-envio-e-dificuldade-para-efetivar-troca/. Acesso em: 1-24 jun. 2015.




DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321.7.7.1.383-405

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Entrepalavras © 2012. Todos os direitos reservados.
Av. da Universidade, 2683, Benfica, CEP 60020-180, Fortaleza-CE | Fone: (85) 3366.7629
Creative Commons License
Entrepalavras (ISSN: 2237-6321) está licenciada sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0.