Vocalização da lateral /l/: um estudo acerca da sua manifestação nas séries iniciais em sujeitos do ensino particular
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BISOL, L. (Org.). Introdução a Estudos de Fonologia do Português Brasileiro.4ª ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005.
CÂMARA JR, J.M. Estrutura da Língua Portuguesa. Petrópolis: Vozes, 1973.
CAMACHO, R. G. Da Linguística Formal à Linguística Social. São Paulo: Parábola, 2013.
DICKEY, L. W. The Phonology of Liquids. Amherst: GLSA, 1997.
ESPIGA, J.W.R. O Português dos Campos Neutrais: um estudo sociolinguístico da lateral pós-vocálica nos dialetos fronteiriços de Chuí e Santa Vitória do Palmar. Tese (Doutorado em Letras), Faculdade de Letras. PUCRS, Porto Alegre, 2001.
FARACO, C. Linguagem Escrita e Alfabetização. São Paulo: Contexto, 2012.
FREUD, S. O Ego e o Id. Rio de Janeiro: Imago; 1976.
HORA, D. Variação da Lateral /l/: correlação entre restrições sociais estruturais. SCRIPTA, Belo Horizonte, vol. 9, n. 18, 29-44, 2006.
LABOV, W. Principles of Linguistic Change: social factors.Oxford: Blackwell, 2001.
__________. Padrões Sociolinguísticos. Trad. Marcos Bagno, Maria Marta Pereira Scherre e Caroline Rodrigues Cardoso. São Paulo: Parábola, 2008.
LAGARES, X. C. e BAGNO, M. (orgs.). Políticas da Norma e Conflitos Linguísticos. São Paulo: Parábola, 2011.
LEAL, E. G. A Lateral em Coda no VARSUL: Generalização de resultados e possibilidades de comparação. ABRALIN, vol. 14, 271-294, 2015.
MARCUSCHI, L. A. Da Fala para a Escrita: Atividades de retextualização. 9ª ed. São Paulo: Cortez, 2008.
MARTINS, M.A.; VIEIRA, S.R.; TAVARES, M.A. (Org.). Ensino de Português e Sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2014.
MARTINS, M.A.; ABRAÇADO, J. Mapeamento Sociolinguístico do Português Brasileiro. São Paulo: Contexto, 2015.
MIRANDA, J.; SENRA, L. Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem: contribuições de Piaget, Vygotsky e Maturana, 2012.
MORAIS, A. G. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2003.
MORAIS, A. G. (org.). O aprendizado da Ortografia. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
PEDROSA, J.L.; NASCIMENTO, J.S. Vocalização da consoante lateral /l/ em posição de coda na modalidade de escrita: Um estudo sociolinguístico. UEPB, s.d.
QUEDNAU, L. A Lateral Pós-Vocálica no Português Gaúcho: análise variacionista e representação não linear. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 1993.
SANTOS, I. Wittgenstein e a importância dos jogos de linguagem na educação infantil. Educação &Linguagem, vol. 17, 160-167, 2008.
SILVA, T. C. Dicionário de Fonética e Fonologia. São Paulo: Contexto, 2011.
SILVA, J. R.; SEDRINS, A. P. Comportamento Variacionista do Segmento Lateral na Escrita das Séries Iniciais de Crianças de Serra Talhada-PE. UAST/UFRPE, s.d.
TARALLO, F. A Pesquisa Sociolinguística. São Paulo: Ática, 1986.
TASCA, M. A Lateral em Coda Silábica no Sul do Brasil. Doutorado em Linguística Aplicada. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1999.
__________. Variação e Mudança do Segmento Lateral na Coda Silábica. In: Fonologia e Variação: Recortes do Português Brasileiro/ Leda Bisol e Cláudia Brescancini (Org.). Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.
__________. Interferências da Língua Falada na Escrita das Séries Iniciais: O papel de fatores lingüísticos e sociais. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.
TEYSSIER, P. História da Língua Portuguesa. São Paulo: Martins Fontes, s.d.
WIETHAN, F.; MELO, R.; MOTA, H. Consoantes Líquidas: Ocorrência de estratégias de reparo em diferentes faixas etárias e gravidades do desvio fonológico. CEFAC, 607-616, 2011.
ZILLES, A. M. S. e FARACO, C. A. (orgs.). Pedagogia da Variação Linguística: língua, diversidade e ensino. São Paulo: Parábola, 2015.
DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321.7.7.2.394-413
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Entrepalavras