As noções de intenção e intencionalidade sob a perspectiva da Sociolinguística Interacional: reflexões teóricas e análise de duas situações de interação

Lucas Martins Gama Khalil

Resumo


Este artigo objetiva refletir acerca das noções de intenção e intencionalidade, sobretudo a partir dos pressupostos teóricos de John Gumperz, principal representante da Sociolinguística Interacional. Trata-se de um tema bastante complexo, tendo em vista que pode suscitar a ideia de plena consciência do indivíduo, rejeitada por algumas perspectivas teóricas. É necessário destacar que a intencionalidade adquire uma interpretação bastante específica no interior da Sociolinguística Interacional, que a distingue, por exemplo, do termo “intenção”. Além de estabelecer relações entre a teoria principal assumida por este trabalho e algumas outras perspectivas teóricas que contribuem para essa discussão, como a Análise do Discurso e a Linguística Textual, propomos duas breves análises a fim de mobilizar o conceito de intencionalidade a partir de situações concretas de interação. Os casos em análise são dois vídeos disponíveis na Internet. No primeiro, um quadro de um programa televisivo, há uma situação de comunicação face a face em que podemos observar a negociação de uma determinada intencionalidade entre os interlocutores; no segundo, um videoclipe musical, embora não haja um alocutário individual, funcionam determinadas estratégias de cerceamento do sentido em conformidade com uma intencionalidade específica.


Palavras-chave


Sociolinguística Interacional; Intencionalidade

Texto completo:

PDF

Referências


ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Tradução coordenada por Alfredo Bosi. 2. ed. São Paulo: Mestre Jou, 1982.

BLOM, Jan; GUMPERZ, John. O significado social na estrutura linguística: alternância de códigos na Noruega. In: RIBEIRO, Branca Telles; GARCEZ, Pedro (orgs.). Sociolinguística Interacional: Antropologia, Linguística e Sociologia em Análise do Discurso. Porto Alegre, AGE, 1998.

FIGUEROA, Esther. John Gumperz and Interactional Sociolinguistics: Intentionality, Interpretation and Social Meaning. In: Sociolinguistic Metatheory. Oxford: Pergamon, 1994.

GUMPERZ, John. Discourse Strategies. Cambridge: Cambridge University Press, 1982a.

GUMPERZ, John; COOK-GUMPERZ, Jenny. Introduction. In: GUMPERZ, John. Language and Social Identity. Cambridge: Cambridge University Press, 1982b.

GUMPERZ, John. Sociolinguistics and communication in small groups. Working Paper n. 33. Language Behavior Research Laboratory: University of California, 1970.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Introdução à Linguística Textual. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

MAINGUENEAU, Dominique. Análise de Textos da Comunicação. Tradução de Cecília P. de Souza-e-Silva e Décio Rocha. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

PÊCHEUX, Michel; FUCHS, Catherine. A propósito da Análise Automática do Discurso: atualizações e perspectivas. IN: GADET, Françoise; HAK, Tony (orgs.). Por uma análise automática do discurso. 3. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1997.




DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321.7.7.2.351-370

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Entrepalavras © 2012. Todos os direitos reservados.
Av. da Universidade, 2683, Benfica, CEP 60020-180, Fortaleza-CE | Fone: (85) 3366.7629
Creative Commons License
Entrepalavras (ISSN: 2237-6321) está licenciada sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0.