As noções de intenção e intencionalidade sob a perspectiva da Sociolinguística Interacional: reflexões teóricas e análise de duas situações de interação
Resumo
Este artigo objetiva refletir acerca das noções de intenção e intencionalidade, sobretudo a partir dos pressupostos teóricos de John Gumperz, principal representante da Sociolinguística Interacional. Trata-se de um tema bastante complexo, tendo em vista que pode suscitar a ideia de plena consciência do indivíduo, rejeitada por algumas perspectivas teóricas. É necessário destacar que a intencionalidade adquire uma interpretação bastante específica no interior da Sociolinguística Interacional, que a distingue, por exemplo, do termo “intenção”. Além de estabelecer relações entre a teoria principal assumida por este trabalho e algumas outras perspectivas teóricas que contribuem para essa discussão, como a Análise do Discurso e a Linguística Textual, propomos duas breves análises a fim de mobilizar o conceito de intencionalidade a partir de situações concretas de interação. Os casos em análise são dois vídeos disponíveis na Internet. No primeiro, um quadro de um programa televisivo, há uma situação de comunicação face a face em que podemos observar a negociação de uma determinada intencionalidade entre os interlocutores; no segundo, um videoclipe musical, embora não haja um alocutário individual, funcionam determinadas estratégias de cerceamento do sentido em conformidade com uma intencionalidade específica.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Tradução coordenada por Alfredo Bosi. 2. ed. São Paulo: Mestre Jou, 1982.
BLOM, Jan; GUMPERZ, John. O significado social na estrutura linguística: alternância de códigos na Noruega. In: RIBEIRO, Branca Telles; GARCEZ, Pedro (orgs.). Sociolinguística Interacional: Antropologia, Linguística e Sociologia em Análise do Discurso. Porto Alegre, AGE, 1998.
FIGUEROA, Esther. John Gumperz and Interactional Sociolinguistics: Intentionality, Interpretation and Social Meaning. In: Sociolinguistic Metatheory. Oxford: Pergamon, 1994.
GUMPERZ, John. Discourse Strategies. Cambridge: Cambridge University Press, 1982a.
GUMPERZ, John; COOK-GUMPERZ, Jenny. Introduction. In: GUMPERZ, John. Language and Social Identity. Cambridge: Cambridge University Press, 1982b.
GUMPERZ, John. Sociolinguistics and communication in small groups. Working Paper n. 33. Language Behavior Research Laboratory: University of California, 1970.
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Introdução à Linguística Textual. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
MAINGUENEAU, Dominique. Análise de Textos da Comunicação. Tradução de Cecília P. de Souza-e-Silva e Décio Rocha. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
PÊCHEUX, Michel; FUCHS, Catherine. A propósito da Análise Automática do Discurso: atualizações e perspectivas. IN: GADET, Françoise; HAK, Tony (orgs.). Por uma análise automática do discurso. 3. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1997.
DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321.7.7.2.351-370
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Entrepalavras