Testagem de critérios de avaliação de um vocabulário básico

Gabriela DUARTE FERREIRA

Resumo


Este trabalho apresenta e discute a pertinência de uma grade de avaliação de listas de vocabulário básico. Seu objetivo é testar a eficiência da proposta da avaliação de Bell (2013), que possui os seguintes critérios: superordenação, produtividade semântica, produtividade formal, colocabilidade, antonicidade, e a neutralidade afetiva, a cultural e a contextual. Os resultados obtidos permitiram constatar que os critérios não foram discriminantes no momento de estabelecer se uma palavra deveria pertencer ou não a uma lista de vocabulário básico da Língua Espanhola. Isso ocorreu devido ao fato de os critérios não possuírem uma fundamentação estatística. Dessa maneira, chegou-se à conclusão de que é necessária a elaboração de uma grade de critérios que leve em consideração fatores estatísticos.


Palavras-chave


Ensino de língua estrangeira. Vocabulário básico. Critérios de avaliação.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321.7.7.1.160-174

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