Teoria da Argumentação na Língua e a construção de blocos semânticos: relações de sentido em um texto jornalístico

Rita de Cássia Dias Verdi FUMAGALLI, Ernani Cesar de FREITAS

Resumo


A temática deste estudo consiste em sistematizar e aplicar alguns conceitos fundamentais da Teoria da Argumentação na Língua (TAL), de Oswald Ducrot e colaboradores (1988, 2002), mais especificamente no que se refere ao terceiro momento da teoria: o modelo teórico dos Blocos Semânticos. O objetivo do trabalho volta-se para a construção do sentido dos enunciados presentes em um texto jornalístico a partir das relações argumentativas que estabelecem entre si. Para tanto, será utilizada, como corpus do estudo, a notícia veiculada pelo jornal Zero Hora, no site ZH-Clic RBS, no dia dois de novembro de 2016, que revela a concordância de 57% da população brasileira com a declaração “bandido bom é bandido morto”, segundo pesquisa realizada pelo Datafolha, entre os dias primeiro e cinco de agosto do corrente ano. Tal proposta se justifica em virtude de que os preceitos da Teoria dos Blocos Semânticos (TBS) podem ser aplicados como recurso facilitador e esclarecedor do sentido global do discurso da notícia analisada, uma vez que as palavras não são tomadas isoladamente, nem em sentido literal, mas pela união com outras palavras, enunciados, parágrafos e pelo conjunto de possibilidades argumentativas preexistentes na própria língua. Com base nos resultados encontrados, observa-se que os estudos de Ducrot e de Carel (2005) contribuem para a compreensão do funcionamento discursivo de um texto jornalístico, uma vez que o sentido é construído, segundo a TBS, no seu próprio interior e não na relação desse com um fato externo.


Palavras-chave


Teoria da Argumentação na Língua. Blocos Semânticos. Discurso. Texto jornalístico.

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321.7.7.1.193-214

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