Atitude e engajamento em textos argumentativos produzidos no contexto escolar: desafios para o professor de leitura e escrita

Francieli Matzenbacher Pinton, Gabriela Eckert Pereira

Resumo


Este trabalho tem por objetivo analisar de que forma alunos dos anos finais do Ensino Fundamental avaliam temas polêmicos em textos argumentativos, em específico no gênero artigo de opinião. O corpus deste trabalho está constituído de quinze artigos de opinião produzidos por alunos do nono ano de uma escola pública da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul. Os textos foram analisados à luz da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATHIESSEN, 2004) e do Sistema de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005). Os procedimentos de análise compreenderam três etapas: identificação dos recursos semântico-discursivos; mapeamento dos recursos recorrentes de acordo com o Subsistema Engajamento; classificação dos recursos de acordo com o modo como o aluno se posiciona frente a temas polêmicos. Os resultados apontam para a predominância de recursos linguísticos da contração dialógica por ratificação o que revela, em certa medida, desconhecimento dos produtores acerca do potencial de significados da língua para defesa de sua tese. Além disso, pode revelar uma fase da escrita de estudantes neste período escolar.


Palavras-chave


Avaliatividade, produção de textos, argumentação, escola

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DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321.7.7.2.266-282

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