Aprendizagem Cooperativa no Ensino Médio: histórias de quem conviveu com essa abordagem de ensino

Ana Célia Clementino MOURA, Dilma Maria de MELLO

Resumo


A Aprendizagem Cooperativa tem como principal objetivo promover interação entre indivíduos de forma que sua participação no grupo ao qual pertencem seja valorizada e, assim, cada um reconheça a si e ao outro como promotores do conhecimento. É no contexto de interação que os alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Alan Pinho Tabosa, localizada em Pentecoste, Ceará (Brasil), discutem, divergem e aprendem juntos desde 2011. Como advogamos que a Aprendizagem Cooperativa colabora com o crescimento do estudante e este, por sua vez, ao avaliá-la, colabora com a sua aplicação, elaboramos o presente trabalho que busca, por meio de histórias contadas pelos próprios alunos, analisar a contribuição da Aprendizagem Cooperativa para a vida estudantil e pessoal desses alunos que, ao longo de três anos, vivenciam-na em pelo menos dez horas por dia, visto ser a escola de tempo integral. Na escola há quatro turmas: Aquicultura, Informática, Agroindústria e Acadêmica. Para que os alunos redigissem seus posicionamentos críticos, propusemos uma produção de texto, aplicando inicialmente um instrumental, o mapa de ideias, a fim de podermos abordar todos os elementos da Aprendizagem Cooperativa a serem avaliados. Embora tenhamos aplicado o instrumental com todos os alunos, para este trabalho, selecionamos uma narrativa de cada turma, para compreendermos a contribuição da Aprendizagem Cooperativa para suas vidas. Para refletirmos sobre os posicionamentos, seguimos os princípios da Pesquisa Narrativa (CLANDININ; CONNELLY, 2000), visto que seus pressupostos possibilitam expressar como o pesquisador e os participantes vivem, contam e compreendem as histórias vividas. No caso do presente artigo, o que pensamos como pesquisadores entrelaça-se ao que pensam os participantes, alunos do 3º ano do Ensino Médio.


Palavras-chave


Aprendizagem Cooperativa. Avaliação do percurso. Alunos do Ensino Médio.

Texto completo:

PDF

Referências


CLANDININ, D. J.; CONNELLY, M. Narrative Inquiry: experience and story in qualitative research. San Francisco: Jossey-Bass, 2000.

______. Pesquisa Narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa. Tradução Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU – 2a. edição rev. Uberlândia:EDUFU, 2015.

DEWEY, J. Experiências e educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, [1938/1998] 2011.

DÍAZ-AGUADO, M. J. Educação intercultural e aprendizagem cooperativa. Porto: Porto Editora, 2000.

­­JOHNSON, D. W., JOHNSON, R. T. & HOLUBEC, E. J. Circles of learning. Edina, MN: Interation Book Company, 2002.

MELLO, D. M. de. “Pesquisa narrativa: fenômeno estudado e método de pesquisa”. In: ROMERO, T. R. S. Autobiografias na (re)constituição de identidades de professores de línguas: o olhar crítico-reflexivo. Campinas-SP: Pontes, 2010.

______. “Subversão do currículo e formação de professores: ensinando e aprendendo língua inglesa no Curso de Letras”. 2013. Disponível em http://gpnep.blogspot.com.br/2013/06/blog.post.html.

TELLES, J. A. “Relefexão e identidade profissional do professor de LE: que histórias contam os futuros professores? Revista Brasileira de Linguística Aplicada. vol. 4, n. 2, 2004.




DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321.7.7.1.533-549

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Entrepalavras © 2012. Todos os direitos reservados.
Av. da Universidade, 2683, Benfica, CEP 60020-180, Fortaleza-CE | Fone: (85) 3366.7629
Creative Commons License
Entrepalavras (ISSN: 2237-6321) está licenciada sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0.