Tradução, leitura e linguística textual no ensino de língua inglesa

Tatiany PERTEL

Resumo


Este trabalho tem como objetivo discutir as vantagens obtidas com a utilização de atividades de tradução interlingual para o professor de língua inglesa do ensino regular público, no qual fatores de depreciação impedem o sucesso do ensino de língua inglesa. A tradução, vista sob a perspectiva desconstrutivista, é entendida como atividade de leitura, produção e desenvolvimento textual e, desta forma, enriquecimento linguístico e pode ser reforçada pelos pressupostos da linguística textual. Considerando as proposições colocadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino fundamental, verificou-se, por meio de estudo de literatura pertinente e de pesquisa empírica, que as atividades de leitura e tradução levam o aluno a ter uma consciência crítica não somente em relação à linguagem, mas, sobretudo, em relação a aspectos sociopolíticos, interacionais, culturais e identitários.

Palavras-chave


Tradução; Leitura; Linguística textual.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321.1.1.1.85-99

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