Do filme à história em quadrinhos: um trabalho de retextualização no 4º ano do ensino fundamental

Luciano Pereira Nunes, Lorena Bischoff Trescastro

Resumo


Este artigo apresenta uma proposta didática de retextualização baseada na produção de histórias em quadrinhos a partir de um filme assistido por alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Duas questões nortearam o estudo: (1) como realizar um estudo de retextualização? (2) o que fazer para que os alunos escrevam textos? O estudo está fundamentado em Bakhtin (1997), Marcuschi (2001), Moraes (2004), Ramos (2012) e Rojo (2006). Na análise dos dados, pode-se evidenciar a possibilidade de um trabalho didático de retextualização de um filme em história em quadrinhos e da escrita associada ao desenho com o uso das linguagens verbal e não verbal.


Palavras-chave


ReRetextualização. Proposta didática. Letramento.

Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 2. ed. São Paulo Martins Fontes, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Portuguesa. V. 2. 1997.

EISNER, W. Quadrinhos e arte sequencial. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

KLEIMAN, A. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.

KOCH, I. G. V.; BENTES, A. C.; CAVALCANTE, M. M. Intertextualidade: diálogos possíveis. São Paulo: Cortez, 2007.

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001.

MATÊNCIO, M. L. M. Atividades de (re)textualização em práticas acadêmicas: um estudo do resumo. Scripta, Belo Horizonte, v. 6, n. 11, 2002, p. 109-122.

MORAES, A. C. A escola vista pelo cinema: uma proposta de pesquisa. In: SETTON, M. G. J. (org.). A cultura da mídia na escola: ensaios sobre cinema e educação. São Paulo: AnnaBlume, USP, 2004, p. 53-65.

RAMOS, P. A leitura dos quadrinhos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2012.

ROJO, R. (org.). Alfabetização e letramento: perspectivas linguísticas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2006.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.




DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321.6.6.2.353-369

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Entrepalavras © 2012. Todos os direitos reservados.
Av. da Universidade, 2683, Benfica, CEP 60020-180, Fortaleza-CE | Fone: (85) 3366.7629
Creative Commons License
Entrepalavras (ISSN: 2237-6321) está licenciada sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0.