Inserção de atividades pedagógicas mediadas pelas TIC na alfabetização

Lúcia Margarete Santos da Costa

Resumo


Este artigo é recorte de uma pesquisa de dissertação, intitulada “Inserção de Atividades pedagógicas mediadas pelas TIC na alfabetização. Neste estudo objetivou-se implementar tais atividades promovendo a integração das TIC como auxílio no processo da alfabetização em uma escola de Ensino Fundamental (EF) de Santa Maria e tivemos como participantes os alunos do 3º ano. Neste recorte, apresentaremos resultados da inserção de atividades mediadas pela tecnologia e-book. Para tanto buscou-se fundamentação teórica em autores como Ferreira e Teberoscky (1996), Freire (1989,1996), Mendonça e Mendonça (2006) e demais autores que contribuem com o tema. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação que possibilita a construção de conhecimentos por meio da prática, da reflexão-ação e da intervenção na realidade da escola. Este estudo está vinculado à linha de pesquisa “Gestão em Tecnologias Educacionais em Rede” da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Os resultados evidenciaram que a TIC e-book inserida na alfabetização contribuiu de forma significativa com o avanço da aprendizagem da leitura, da escrita e do desenvolvimento de várias habilidades, bem como para a construção da autonomia da colaboração/cooperação entre os estudantes, considerando o professor como importante articulador e mediador das interações.


Palavras-chave


Alfabetização. Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Atividades lúdico-pedagógicas.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321.6.6.2.335-352

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Entrepalavras © 2012. Todos os direitos reservados.
Av. da Universidade, 2683, Benfica, CEP 60020-180, Fortaleza-CE | Fone: (85) 3366.7629
Creative Commons License
Entrepalavras (ISSN: 2237-6321) está licenciada sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0.