Letramento, escrita e lexicografia pedagógica: uma sequência didática para trabalhar com gírias e dicionário escolar
Resumo
De modo geral, as práticas de escrita na escola são feitas para cumprir uma tarefa, receber uma nota, não para interagir através da linguagem, expressando o posicionamento do aluno sobre determinado assunto ou problema materializado em um gênero textual adequado. Este ensaio tem por objetivo propor uma sequência didática para trabalhar com a escrita como prática social e como um processo que leva a um produto. Partindo-se de uma temática interessante para os alunos (gírias e cultura jovem) estruturamos oficinas nas quais foram feitos o planejamento, a escrita, a revisão e a reescrita do texto dos alunos para elaboração de um dicionário de gírias. A sequência didática está organizada em oito oficinas e se destina a alunos do 1º ano do Ensino Médio. Este ensaio está teoricamente fundamentado nas discussões sobre letramento de Kleiman (1995), na classificação de letramentos de Street (1984), na escrita processual de Passarelli (2004), nos estudos de Pontes (2009), Kriger (2011) sobre dicionários escolares. Com esta sequência espera-se contribuir com o ensino processual de escrita, apresentando uma proposta prática e factível, que possa motivar a participação dos alunos e engajá-los em práticas de escrita na escola de forma mais prazerosa, que façam sentido e sejam efetivamente uma prática social com a escrita.
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