Gestos manuais aplicados ao ensino de língua estrangeira: estratégias de produção de insumo compreensível
Resumo
Este trabalho objetiva refletir sobre a importância dos gestos manuais associados ao discurso no ensino de língua estrangeira. Considerando um cenário no qual o professor faz uso da língua-alvo na maior parte das interações comunicativas que estabelece com os aprendizes, pretendemos analisar a influência da gestualidade na produção de insumo compreensível. Neste estudo, convocamos as reflexões de Callegari (2006) e Schütz (2014), sobre o modelo teórico de aquisição de segunda língua proposto por Stephen Krashen (1985; 1987) e os estudos de Pereira (2010) e Lima e Cruz Santos (2012), sobre as relações entre gesto, discurso e os processos cognitivos na evolução da competência linguística. As etapas da nossa pesquisa são assim definidas: identificaremos a presença de gestos manuais em um vídeo no qual Krashen realiza dois exercícios em alemão para falantes nativos do inglês. Em seguida, analisaremos os gestos observados partindo das funções propostas por Pereira (2010) e Lima e Cruz Santos (2012), quais sejam, a desambiguação do conteúdo da mensagem, a organização do discurso, a marcação de referentes e a exploração da imageria na elaboração do conteúdo da fala.
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