(Re)construindo a aula de língua portuguesa: que gramática devemos ensinar?

Bruna Costa Silva, Rodolfo Dantas Silva

Resumo


A necessidade de inserir atividades que envolvessem o uso dos gêneros textuais na aula de Língua Portuguesa levou os PCN a propor a utilização da perspectiva sociointeracionista no trabalho com a linguagem. Diante dessa realidade, temos, como objetivo maior, discutir a concepção do ensino contextualizado da língua, a partir da visão que os licenciandos do curso de Letras (Português) apresentam acerca do trabalho com os gêneros e a gramática em sala de aula. Nossa discussão tem como ponto de partida o questionamento “O que deve ser ensinado na aula de língua?”. Nessa pesquisa, de caráter qualitativo-interpretativista, selecionamos cinco questionários que foram aplicados com alunos da graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), dentre os que compõem o nosso corpus na íntegra, buscando descrever e analisar como esses discentes refletem sobre o ensino contextualizado da gramática nas aulas de português. Usamos, para tanto, os postulados teórico-metodológicos de Antunes (2009, 2014), Marcuschi (2008, 2012) e Mendonça (2006), entre outros estudiosos que apontam um caminho de trabalho com a língua de forma a articular os aspectos discursivos e normativos. Nossos dados mostram que a noção de ensino de língua contextualizada é tratada pelos licenciandos de maneira satisfatória, sendo o ensino pelo texto apontado como principal caminho a ser seguido pelo docente em suas práticas no ensino de língua portuguesa.


Palavras-chave


Gêneros textuais. Gramática. Ensino Contextualizado.

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