Representações de servidores da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH) acerca da formação dos agentes socioeducadores

Janice Raquel Lima, Solange Maria Barros

Resumo


Este trabalho faz parte da linha de pesquisa Paradigmas de Ensino de Línguas, do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem por escopo desvelar as representações de servidores da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Mato Grosso (SEJUDH) acerca da formação dos agentes socioeducadores, responsáveis pela educação social de adolescentes em vulnerabilidade, privados de liberdade. O referencial teórico-metodológico baseia-se nos pressupostos da Análise Crítica do Discurso (ACD), fundamentada por Norman Fairclough (2003a), no estudo das Representações de Atores Sociais, proposto por Theo Van Leeuwen (1997), e na Linguística Sistêmico-Funcional, de Halliday (1994). Os resultados das análises esclarecem as especificidades da profissão de agente socioeducador e a necessidade de investimentos na formação continuada profissional/humana para esses profissionais.


Palavras-chave


Formação. Agentes socioeducadores. Análise Crítica do Discurso.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321.6.6.2.125-140

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