A ortografia nos livros didáticos da Educação de Jovens e Adultos das séries finais do ensino fundamental
Resumo
Este estudo trata do ensino de ortografia nos livros didáticos da Educação de Jovens e Adultos, com base em uma abordagem reflexiva acerca do ensino-aprendizagem de ortografia, defendida por Morais (2002). O objetivo deste trabalho foi identificar e analisar a maneira como vem sendo abordada a ortografia em uma coleção de livros didáticos de Língua Portuguesa voltada para a Educação de Jovens e Adultos. O material escolhido para estudo foi a coleção “Tempo de Aprender”, da editora IBEP, PNLD-EJA, das séries finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). O material em estudo foi analisado a partir de duas instâncias: a natureza das atividades e formas de estudo das correspondências letra-som, segundo Morais (2002). Notou-se que, nos materiais examinados, havia poucas seções abrangendo o assunto de ortografia, além de uma distribuição irregular das correspondências letra-som ao longo dos exercícios.
Palavras-chave
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321.6.6.1.148-167
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