A ortografia nos livros didáticos da Educação de Jovens e Adultos das séries finais do ensino fundamental

Vinicius da Silva VIEIRA

Resumo


Este estudo trata do ensino de ortografia nos livros didáticos da Educação de Jovens e Adultos, com base em uma abordagem reflexiva acerca do ensino-aprendizagem de ortografia, defendida por Morais (2002). O objetivo deste trabalho foi identificar e analisar a maneira como vem sendo abordada a ortografia em uma coleção de livros didáticos de Língua Portuguesa voltada para a Educação de Jovens e Adultos. O material escolhido para estudo foi a coleção “Tempo de Aprender”, da editora IBEP, PNLD-EJA, das séries finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). O material em estudo foi analisado a partir de duas instâncias: a natureza das atividades e formas de estudo das correspondências letra-som, segundo Morais (2002). Notou-se que, nos materiais examinados, havia poucas seções abrangendo o assunto de ortografia, além de uma distribuição irregular das correspondências letra-som ao longo dos exercícios.


Palavras-chave


EJA. Ortografia. Livro didático.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321.6.6.1.148-167

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Entrepalavras © 2012. Todos os direitos reservados.
Av. da Universidade, 2683, Benfica, CEP 60020-180, Fortaleza-CE | Fone: (85) 3366.7629
Creative Commons License
Entrepalavras (ISSN: 2237-6321) está licenciada sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0.