Erotismo e performance em Amante a Domicílio
Resumo
Partindo do conceito elementar de performance como sendo o ato de realizar algo ou o desempenho obtido em uma exibição, o presente trabalho visa analisar experiências eróticas representadas no filme Amante a domicílio (2013), de John Turturro a partir de dois aspectos indissociáveis e interdependentes, a saber: forma e conteúdo. O primeiro responderá pela análise de aspectos vinculados à sua estética, isto é, como a linguagem cinematográfica se constitui para formar um conjunto harmônico. O segundo, por sua vez, observará a presença do erotismo na construção da estrutura da narrativa, em associação direta com a organização da linguagem cinematográfica, como também com outros temas abordados na história, entre eles os de caráter religioso e de gênero. A performance será responsável por estabelecer o elo entre ambas as partes, na medida em que tanto o filme em si, idealizado e produzido por uma equipe de profissionais, quanto os personagens, que agem e se relacionam no desenrolar da trama interna da narrativa, almejam o sucesso de seus atos. O referencial teórico, divide-se em três categorias. A primeira aborda aspectos relacionados ao erotismo (BATAILLE; CASTELO BRANCO), como sua importância na constituição das relações pessoais e as repressões/transgressões sociais existentes. O estudo sobre performance será desenvolvido a partir dos trabalhos de Cohen e Zumthor. Já o exame da arte, em sentido amplo, e do cinema em sentido restrito estão ancorados nas pesquisas de Freitas e Bahiana.
Palavras-chave
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321.5.5.3%20esp.238-252
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