Inferências metafóricas e metonímicas na leitura de textos
Resumo
Neste texto, propomos uma reflexão sobre como crianças do 2º ano do Ensino Fundamental fazem a leitura de textos que exigem (e permitem) inferências metafóricas e metonímicas. Para isso, embasamo-nos em estudiosos como Belintane (2013), Magalhães (2007), Jakobson (1981), Saussure (1995), entre outros e desenvolvemos uma pesquisa qualitativa-interpretativa que se constitui como uma pesquisa-ação. Objetivamos discutir como crianças, que estão inseridas na escrita alfabética, fazem a leitura de textos narrativos lúdicos e mediados pela imagem que exigem uma compreensão inferencial, com o intuito de promover avanços nas habilidades de alunos que já são considerados leitores, mas que apresentam desempenho e comportamentos variados quando lidam com textos escritos.
Palavras-chave
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321.5.5.2.147-162
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