Pensamentos e crenças a respeito do uso e do ensino das línguas faladas na localidade paranaense de Irati
Resumo
Este artigo apresenta resultados parciais de pesquisa sobre crenças e atitudes linguísticas manifestas por falantes de Irati, município paranaense que se caracteriza por apresentar um cenário sociolinguístico complexo. Para nortear este estudo, são utilizados princípios teórico-metodológicos da Sociologia da Linguagem, da Sociolinguística e da Psicologia Social referentes à análise de crenças e atitudes linguísticas. O corpus foi coletado por meio do projeto Crenças e atitudes linguísticas: um estudo da relação do português com línguas de contato (AGUILERA, 2009). Do questionário de 48 perguntas, aplicados a dezoito entrevistados, foram selecionadas, para este trabalho, sete perguntas que revelam pensamentos e crenças a respeito do comportamento linguístico dos falantes e do ensino das línguas faladas na localidade. Os resultados mostraram, de modo geral, uma atitude de abertura em relação ao cultivo das línguas de herança, tanto no âmbito institucional (escola e igreja) como no âmbito das interações cotidianas.
Palavras-chave
Crenças e atitudes linguísticas; Contexto multilíngue; Línguas de herança.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321.2.2.1.228-244
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