Aspectos do verbo depoente para o ensino do latim e do português

Liebert de Abreu MUNIZ

Resumo


O presente trabalho pretende discutir aspectos e possibilidades de leitura da voz média e sua extensão como verbo depoente em latim. A partir das contribuições de Suzanne Kemmer (1993) e de Rutger Allan (2002), ambas assentadas sob os postulados de Givón, veremos que a complexidade da matéria – de certa forma desprezada pelas gramáticas tradicionais das línguas clássicas – será mais bem entendida quando percebermos que sintaxe, semântica e pragmática cooperam para a eficácia do uso e do entendimento da linguagem e quando classificarmos voz média ou verbo depoente não a partir de definições generalizantes, antes a partir da concorrência das matérias citadas, tentando ver como voz média ou verbo depoente podem ser entendidos de forma prática, com as experiências de mundo. Por fim, tentaremos estabelecer diálogos, quanto ao assunto, entre latim e português.

Palavras-chave


Voz média; Verbo depoente; Latim; Português.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321.2.2.1.87-96

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